Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3325 |
Resumo: | The present study aims to promote the study of physical concepts of Thermology, through experimentation and historical aspects, in order to lead the student to the perception of physical phenomena present in everyday life. The research is configured as qualitative of an applied nature. Therefore, a Didactic Sequence was elaborated, based on the teaching dynamics of the Three Pedagogical Moments, involving experimentation, problematization and historical aspects about the theme "Thermology". The proposed teaching material aims to contribute to the teaching and learning process of Physics, providing the teacher with a way to lead the student to the perception of physical phenomena present in their reality. The experiments proposed in the Didactic Sequence can be developed with simple and low-cost materials, making it possible to carry them out in the school context. It is hoped that the practice of experimentation together with the history of Science will help students to identify and understand physical phenomena existing in everyday life, and motivate students to study Physics. |
id |
UFMT-1_5b64f2faa250aab8e41626fdbb6ea3e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3325 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsino de FísicaEnsino MédioExperimentaçãoSequência DidáticaTrês Momentos PedagógicosTeaching PhysicsHigh schoolExperimentationFollowing teachingThree Pedagogical MomentsThe present study aims to promote the study of physical concepts of Thermology, through experimentation and historical aspects, in order to lead the student to the perception of physical phenomena present in everyday life. The research is configured as qualitative of an applied nature. Therefore, a Didactic Sequence was elaborated, based on the teaching dynamics of the Three Pedagogical Moments, involving experimentation, problematization and historical aspects about the theme "Thermology". The proposed teaching material aims to contribute to the teaching and learning process of Physics, providing the teacher with a way to lead the student to the perception of physical phenomena present in their reality. The experiments proposed in the Didactic Sequence can be developed with simple and low-cost materials, making it possible to carry them out in the school context. It is hoped that the practice of experimentation together with the history of Science will help students to identify and understand physical phenomena existing in everyday life, and motivate students to study Physics.O presente estudo visa promover o estudo de conceitos físicos de Termologia, por meio da experimentação e aspectos históricos, a fim de propiciar o aluno à percepção dos objetos de estudos da física presentes no cotidiano. A pesquisa configura-se como qualitativa de natureza aplicada. Para tanto, foi elaborada uma Sequência Didática, com base na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, envolvendo a experimentação, problematização e aspectos históricos acerca da temática “Termologia”. O material didático proposto tem por finalidade contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Física, proporcionando ao professor um meio de propiciar o aluno à percepção de fenômenos físicos presentes em sua realidade. Os experimentos propostos na Sequência Didática podem ser desenvolvidos com materiais simples e de baixo custo, tornando possível a sua realização no contexto escolar. Espera-se que a prática da experimentação juntamente com a história da Ciência auxilie os alunos a identificar e compreender os objetos físicos existentes no dia a dia, e motive os alunos para o estudo da Física.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – SinopUFMT CUS - SinopFísica - CUSFeistel, Roseli Adriana Blümkehttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226Feistel, Roseli Adriana Blümkehttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226Azevedo, Elizabeth Quirino dehttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578Guilardi Junior, Feliciohttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368Ferreira, Luana Souza2023-08-02T18:28:27Z2022-07-252023-08-02T18:28:27Z2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetFERREIRA, Luana Souza. Proposta Didática para o estudo da Termologia: aspectos históricos e experimentação. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-08-27T07:06:00Zoai:localhost:1/3325Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-08-27T07:06falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-08-27T07:06Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
title |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
spellingShingle |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação Ferreira, Luana Souza CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Ensino Médio Experimentação Sequência Didática Três Momentos Pedagógicos Teaching Physics High school Experimentation Following teaching Three Pedagogical Moments |
title_short |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
title_full |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
title_fullStr |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
title_full_unstemmed |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
title_sort |
Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
author |
Ferreira, Luana Souza |
author_facet |
Ferreira, Luana Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feistel, Roseli Adriana Blümke http://lattes.cnpq.br/8516673002046226 Feistel, Roseli Adriana Blümke http://lattes.cnpq.br/8516673002046226 Azevedo, Elizabeth Quirino de http://lattes.cnpq.br/4804734155117578 Guilardi Junior, Felicio http://lattes.cnpq.br/1623424561382368 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luana Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Ensino Médio Experimentação Sequência Didática Três Momentos Pedagógicos Teaching Physics High school Experimentation Following teaching Three Pedagogical Moments |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino de Física Ensino Médio Experimentação Sequência Didática Três Momentos Pedagógicos Teaching Physics High school Experimentation Following teaching Three Pedagogical Moments |
description |
The present study aims to promote the study of physical concepts of Thermology, through experimentation and historical aspects, in order to lead the student to the perception of physical phenomena present in everyday life. The research is configured as qualitative of an applied nature. Therefore, a Didactic Sequence was elaborated, based on the teaching dynamics of the Three Pedagogical Moments, involving experimentation, problematization and historical aspects about the theme "Thermology". The proposed teaching material aims to contribute to the teaching and learning process of Physics, providing the teacher with a way to lead the student to the perception of physical phenomena present in their reality. The experiments proposed in the Didactic Sequence can be developed with simple and low-cost materials, making it possible to carry them out in the school context. It is hoped that the practice of experimentation together with the history of Science will help students to identify and understand physical phenomena existing in everyday life, and motivate students to study Physics. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 2022-07-13 2023-08-02T18:28:27Z 2023-08-02T18:28:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Luana Souza. Proposta Didática para o estudo da Termologia: aspectos históricos e experimentação. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/3325 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Luana Souza. Proposta Didática para o estudo da Termologia: aspectos históricos e experimentação. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop UFMT CUS - Sinop Física - CUS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop UFMT CUS - Sinop Física - CUS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012970710499328 |