Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maicon de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2877
Resumo: A presente monografia fará uma revisão teórica sobre comunicação organizacional, e suas diferentes nomenclaturas, a partir de estudiosos da área como Baldissera, Barichello, Bueno, Chaparro, Jorge, Marchiori, Pimenta, Rego, Scroferneker, entre outros, e principalmente, Margarida Maria Kroling Kunsch que, em 1986, propôs o conceito de Comunicação Organizacional Integrada, na primeira edição do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, que seria o ideal comunicacional dentro das organizações, se adotada a filosofia da integração e da não-fragmentação das diferentes formas de comunicação que compõem a Comunicação Organizacional. Como a Comunicação Organizacional serve principalmente para posicionar e fortalecer a imagem das organizações perante seus públicos faz-se também uma breve revisão literária sobre Organizações e Cultura Organizacional. Na sequência, apresenta-se os componentes da Comunicação Organizacional Integrada: Comunicação Institucional (Relações Públicas), Comunicação Mercadológica (Marketing) e Comunicação Interna (Comunicação Administrativa). Já que nosso principal objeto de estudo é o informativo de uma fundação de apoio, na segunda parte desse trabalho vamos em busca das definições de fundação, das especificidades das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior dentro do arcabouço jurídico brasileiro para, então, apresentar a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT – a Fundação Uniselva. A partir dessa contextualização, verificamos como se dá o estabelecimento da Assessoria de Comunicação da Fundação Uniselva e seguimos para a análise dos aspectos históricos e das principais características da publicação organizacional da entidade, o Informativo da Fundação Uniselva, nosso objetivo principal nesse trabalho.
id UFMT-1_6dcc88f6fac2e589341e7ba8f2a609e7
oai_identifier_str oai:localhost:1/2877
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais característicasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO.A presente monografia fará uma revisão teórica sobre comunicação organizacional, e suas diferentes nomenclaturas, a partir de estudiosos da área como Baldissera, Barichello, Bueno, Chaparro, Jorge, Marchiori, Pimenta, Rego, Scroferneker, entre outros, e principalmente, Margarida Maria Kroling Kunsch que, em 1986, propôs o conceito de Comunicação Organizacional Integrada, na primeira edição do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, que seria o ideal comunicacional dentro das organizações, se adotada a filosofia da integração e da não-fragmentação das diferentes formas de comunicação que compõem a Comunicação Organizacional. Como a Comunicação Organizacional serve principalmente para posicionar e fortalecer a imagem das organizações perante seus públicos faz-se também uma breve revisão literária sobre Organizações e Cultura Organizacional. Na sequência, apresenta-se os componentes da Comunicação Organizacional Integrada: Comunicação Institucional (Relações Públicas), Comunicação Mercadológica (Marketing) e Comunicação Interna (Comunicação Administrativa). Já que nosso principal objeto de estudo é o informativo de uma fundação de apoio, na segunda parte desse trabalho vamos em busca das definições de fundação, das especificidades das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior dentro do arcabouço jurídico brasileiro para, então, apresentar a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT – a Fundação Uniselva. A partir dessa contextualização, verificamos como se dá o estabelecimento da Assessoria de Comunicação da Fundação Uniselva e seguimos para a análise dos aspectos históricos e das principais características da publicação organizacional da entidade, o Informativo da Fundação Uniselva, nosso objetivo principal nesse trabalho.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)UFMT CUC - CuiabáJornalismo - CUCScaloppe, Marluce de Oliveira Machado304.191.071-34http://lattes.cnpq.br/0396586636298188Scaloppe, Marluce de Oliveira Machado304.191.071-34http://lattes.cnpq.br/0396586636298188Oliveira, Maicon de Sousa2023-02-24T18:42:37Z2016-10-142023-02-24T18:42:37Z2016-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetOLIVEIRA, Maicon de Sousa. Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva: aspectos históricos e principais características. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-02-27T07:00:24Zoai:localhost:1/2877Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-02-27T07:00:24falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-02-27T07:00:24Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
title Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
spellingShingle Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
Oliveira, Maicon de Sousa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
.
title_short Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
title_full Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
title_fullStr Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
title_full_unstemmed Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
title_sort Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
author Oliveira, Maicon de Sousa
author_facet Oliveira, Maicon de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaloppe, Marluce de Oliveira Machado
304.191.071-34
http://lattes.cnpq.br/0396586636298188
Scaloppe, Marluce de Oliveira Machado
304.191.071-34
http://lattes.cnpq.br/0396586636298188
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maicon de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
.
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
.
description A presente monografia fará uma revisão teórica sobre comunicação organizacional, e suas diferentes nomenclaturas, a partir de estudiosos da área como Baldissera, Barichello, Bueno, Chaparro, Jorge, Marchiori, Pimenta, Rego, Scroferneker, entre outros, e principalmente, Margarida Maria Kroling Kunsch que, em 1986, propôs o conceito de Comunicação Organizacional Integrada, na primeira edição do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, que seria o ideal comunicacional dentro das organizações, se adotada a filosofia da integração e da não-fragmentação das diferentes formas de comunicação que compõem a Comunicação Organizacional. Como a Comunicação Organizacional serve principalmente para posicionar e fortalecer a imagem das organizações perante seus públicos faz-se também uma breve revisão literária sobre Organizações e Cultura Organizacional. Na sequência, apresenta-se os componentes da Comunicação Organizacional Integrada: Comunicação Institucional (Relações Públicas), Comunicação Mercadológica (Marketing) e Comunicação Interna (Comunicação Administrativa). Já que nosso principal objeto de estudo é o informativo de uma fundação de apoio, na segunda parte desse trabalho vamos em busca das definições de fundação, das especificidades das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior dentro do arcabouço jurídico brasileiro para, então, apresentar a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT – a Fundação Uniselva. A partir dessa contextualização, verificamos como se dá o estabelecimento da Assessoria de Comunicação da Fundação Uniselva e seguimos para a análise dos aspectos históricos e das principais características da publicação organizacional da entidade, o Informativo da Fundação Uniselva, nosso objetivo principal nesse trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
2016-10-10
2023-02-24T18:42:37Z
2023-02-24T18:42:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maicon de Sousa. Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva: aspectos históricos e principais características. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2877
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maicon de Sousa. Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva: aspectos históricos e principais características. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Jornalismo - CUC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Jornalismo - CUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658256797237248