Experiência do uso da terapia comunitária integrativa no SUS em Cuiabá, Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2992 |
Resumo: | O processo de implementação e utilização da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil tem sido aspecto de interesse em diversos estudos, demonstrando os benefícios da sua utilização em grupos distintos, em diferentes regiões do país. Em Mato Grosso, pouco se sabe a respeito do surgimento e desenvolvimento das rodas de TCI. Objetivo: Descrever o surgimento das rodas de TCI em Cuiabá, dando enfoque na experiência da Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) localizada no Horto Municipal Tote Garcia em Cuiabá-MT. Metodologia: O estudo baseou-se em uma estratégia de estudo qualitativa, do tipo descritivo e exploratório. Os participantes do estudo foram o coordenador da unidade do Horto Florestal, local de realização das rodas de TCI no município e os terapeutas responsáveis por conduzir as rodas de TCI no Horto Florestal. Para coleta dos dados empíricos utilizou-se a técnica de entrevista e observação participante in loco das rodas de TCI. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados foi realizada por meio da história oral temática. O projeto de pesquisa foi aprovado em 30 de abril de 2019 sob o número do parecer 3.293.657, respeitando os preceitos éticos. Resultados: A partir da análise das narrativas emergiram dois principais temas: I. Construção histórica da TCI como uma prática de cuidado em saúde disponível no SUS de Cuiabá e II. Contribuições e desafios da TCI para o cuidado em saúde no SUS de Cuiabá. Considerações finais: No desenvolvimento desse estudo foi possível conhecer o processo de utilização da Terapia Comunitária Integrativa como prática de cuidado no SUS de Cuiabá-MT, intimamente relacionada com a parceria e interação ensino-serviço. Desde o início dessa prática, em 2015, até hoje, as rodas acontecem no mesmo espaço, acolhendo pessoas e famílias por meio da escuta terapêutica. |
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