Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Caroline de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067
Resumo: Buscamos nesta pesquisa explanar os aspectos que motivam o mal-estar docente e compreender como essas ações aparecem no cotidiano da vida profissional dos professores, tendo como base os argumentos apresentados por eles, constituem-se o objetivo básico de nosso estudo. A temática apresentada neste trabalho envolve o conceito de mal-estar docente e de trabalho. A pesquisa é do tipo exploratória e foi desenvolvida com pesquisa bibliográfica, coleta de dados no BDTD e aplicação de questionários com nove professores das unidades de Educação de Ensino Fundamental, da rede municipal Rondonópolis/MT, na escola Alcides Pereira dos Santos. O resultado alcançado demonstra que há pouca produção científica a respeito do conceito de mal-estar docente de acordo com o levantamento do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. E a análise dos questionários expõe que a desvalorização profissional, a pouca participação da família na vida escolar dos alunos, e o baixo rendimento salarial são os pontos mais críticos gerando um excesso de atribuições ao professor, ocasionando um sentimento de insatisfação.
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