Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067 |
Resumo: | Buscamos nesta pesquisa explanar os aspectos que motivam o mal-estar docente e compreender como essas ações aparecem no cotidiano da vida profissional dos professores, tendo como base os argumentos apresentados por eles, constituem-se o objetivo básico de nosso estudo. A temática apresentada neste trabalho envolve o conceito de mal-estar docente e de trabalho. A pesquisa é do tipo exploratória e foi desenvolvida com pesquisa bibliográfica, coleta de dados no BDTD e aplicação de questionários com nove professores das unidades de Educação de Ensino Fundamental, da rede municipal Rondonópolis/MT, na escola Alcides Pereira dos Santos. O resultado alcançado demonstra que há pouca produção científica a respeito do conceito de mal-estar docente de acordo com o levantamento do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. E a análise dos questionários expõe que a desvalorização profissional, a pouca participação da família na vida escolar dos alunos, e o baixo rendimento salarial são os pontos mais críticos gerando um excesso de atribuições ao professor, ocasionando um sentimento de insatisfação. |
id |
UFMT-1_9db48d58d979b012ef503052a0895ee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1067 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MTCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAMal-estar docenteEducaçãoEnsino FundamentalBuscamos nesta pesquisa explanar os aspectos que motivam o mal-estar docente e compreender como essas ações aparecem no cotidiano da vida profissional dos professores, tendo como base os argumentos apresentados por eles, constituem-se o objetivo básico de nosso estudo. A temática apresentada neste trabalho envolve o conceito de mal-estar docente e de trabalho. A pesquisa é do tipo exploratória e foi desenvolvida com pesquisa bibliográfica, coleta de dados no BDTD e aplicação de questionários com nove professores das unidades de Educação de Ensino Fundamental, da rede municipal Rondonópolis/MT, na escola Alcides Pereira dos Santos. O resultado alcançado demonstra que há pouca produção científica a respeito do conceito de mal-estar docente de acordo com o levantamento do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. E a análise dos questionários expõe que a desvalorização profissional, a pouca participação da família na vida escolar dos alunos, e o baixo rendimento salarial são os pontos mais críticos gerando um excesso de atribuições ao professor, ocasionando um sentimento de insatisfação.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisHistória - CURSturza, José Adolfo Iriamhttp://lattes.cnpq.br/1160588187827811Sturza, José Adolfo Iriamhttp://lattes.cnpq.br/1160588187827811Costa, Hemily Sued Alveshttp://lattes.cnpq.br/4261874713973312Correia, Ana Caroline de Oliveira2019-05-31T21:03:48Z2019-02-192019-05-31T21:03:48Z2018-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetCORREIA, Ana Caroline de Oliveira. Ações geradoras do mal-estar docente: um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-06-05T07:00:37Zoai:localhost:1/1067Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-06-05T07:00:37falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-06-05T07:00:37Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
title |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
spellingShingle |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT Correia, Ana Caroline de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Mal-estar docente Educação Ensino Fundamental |
title_short |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
title_full |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
title_fullStr |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
title_full_unstemmed |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
title_sort |
Ações geradoras do mal-estar docente : um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT |
author |
Correia, Ana Caroline de Oliveira |
author_facet |
Correia, Ana Caroline de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sturza, José Adolfo Iriam http://lattes.cnpq.br/1160588187827811 Sturza, José Adolfo Iriam http://lattes.cnpq.br/1160588187827811 Costa, Hemily Sued Alves http://lattes.cnpq.br/4261874713973312 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Caroline de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Mal-estar docente Educação Ensino Fundamental |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Mal-estar docente Educação Ensino Fundamental |
description |
Buscamos nesta pesquisa explanar os aspectos que motivam o mal-estar docente e compreender como essas ações aparecem no cotidiano da vida profissional dos professores, tendo como base os argumentos apresentados por eles, constituem-se o objetivo básico de nosso estudo. A temática apresentada neste trabalho envolve o conceito de mal-estar docente e de trabalho. A pesquisa é do tipo exploratória e foi desenvolvida com pesquisa bibliográfica, coleta de dados no BDTD e aplicação de questionários com nove professores das unidades de Educação de Ensino Fundamental, da rede municipal Rondonópolis/MT, na escola Alcides Pereira dos Santos. O resultado alcançado demonstra que há pouca produção científica a respeito do conceito de mal-estar docente de acordo com o levantamento do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. E a análise dos questionários expõe que a desvalorização profissional, a pouca participação da família na vida escolar dos alunos, e o baixo rendimento salarial são os pontos mais críticos gerando um excesso de atribuições ao professor, ocasionando um sentimento de insatisfação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16 2019-05-31T21:03:48Z 2019-02-19 2019-05-31T21:03:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORREIA, Ana Caroline de Oliveira. Ações geradoras do mal-estar docente: um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067 |
identifier_str_mv |
CORREIA, Ana Caroline de Oliveira. Ações geradoras do mal-estar docente: um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis-MT. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis História - CUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis História - CUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1804658245752586240 |