Políticas públicas no ensino superior : programas de assistência estudantil e de formação na Universidade Federal de Mato Grosso : um relato autobiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patricia Cristina da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3650
Resumo: Esta pesquisa trata de políticas públicas para formação de docentes no ensino superior dando ênfase em programas de atendimentos e apoio voltados para inclusão de discentes na UFMT, e para a permanência dos discentes no curso superior. A Pesquisa tem o objetivo de mostrar a importância dos programas de atendimentos e apoio na UFMT, e através dos relatos de experiência motivar os discentes para que continuem em sua trajetória acadêmica, considerando a inclusão desenvolvida na UFMT, neste trabalho, são tratadas problemáticas tais como a importância das políticas públicas para formação de docentes na vida acadêmica, e a contribuição dos programas para a formação de um futuro profissional. A pesquisa visa abordar a importância dos programas de atendimento e apoio no curso superior de Licenciatura em Química e pretende-se mostrar múltiplos programas acessados durante a graduação. Para isso, o trabalho está organizado em relato autobiográfico de experiências vividas por mim enquanto eu esteve atendida por políticas públicas para formação de docentes durante a graduação. São relatadas experiências nos programas da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, tais como Bolsa Permanência e Isenção do Restaurante Universitário; no Programa Residência Pedagógica em Química, tanto aquelas desenvolvidas na UFMT quanto na escola-campo em Cuiabá; no Programa Monitoria; e, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. A análise dos relatos traz reflexões em termos de desafios, dificuldades articulados com a referência teórica estudada. Ao ingressar na UFMT, me desafiei a cursar Licenciatura Plena em Química e senti os impactos de não ter condições financeira para cursá-la, como isso surgiu a necessidade de ir atrás das políticas públicas para formação de docentes para minha permanência na UFMT. Portanto, fui atrás de assistência estudantil e de programas que estiveram comigo por toda a graduação. A inclusão feita pela PRAE é concedida de forma eficiente e eficaz, onde eu tive acompanhamento até o final da graduação. O segundo contato foi com a Residência, um programa voltado para docência em Química, que teve um impacto grande na minha vida, pois me descobrir docente. Foi positivo me envolver com o programa, me descobrir, me permiti conhecer, aprender e vivenciar as experiências, conheci profissionais da educação, visualizei a falta de recurso e vivenciei o contexto real da profissão. Foi desafiador o cumprimento das 400 horas que o programa exige, pois no ano em que eu estava inserida ao programa veio uma greve dos professores estaduais, e com essa greve houve um atraso no cronograma, e tivemos que cumprir a carga horária de 100 horas de regência fora de horário agendado para seu cumprimento, o que me fez reprovar de disciplinas na graduação. O terceiro contato foi com o Programa Monitoria, vivenciado durante a pandemia do COVID-19, sendo positiva a manutenção do programa com seus monitores de forma remota, pela UFMT, a baixa procura por parte dos discentes foi algo desafiador, pois eu acreditei que iria ter uma grande procura, pelo fato das aulas estarem de forma remota. E na minha reta final veio a iniciação científica, feito na área da Inorgânica, no laboratório LNMCAT. As disciplinas da referida área foram as que eu tive interesse em estudar durante a graduação, minha pesquisa relaciona-se com Biossíntese de nanopartículas de Ag e Cu para controle de larvas do Aedes aegypti. O ponto positivo dessa iniciação é conhecer a ciência, ter conhecimento e experiência de laboratório e da teoria e da prática da Química.
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