Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à aplicação de gamificação e storytelling no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/420 |
Resumo: | A educação formal tem enfrentado problemas potencialmente preocupantes, entre eles destaca-se a falta de motivação e interesse dos jovens em aprender. Diversos pesquisadores e educadores buscam soluções para esse problema, e uma possível solução apresentada é a gamificação do ensino, que é a utilização de mecânicas e elementos de jogos no contexto educacional. Aplicar a gamificação tem o objetivo de motivar e incentivar os estudantes a participarem mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem. E, para potencializar os resultados, sugere-se a aplicação de técnicas de storytelling, que é a arte de contar histórias de maneira inovadora e atraente. Considerando o cenário exposto e utilizando tecnologias disponíveis na área de desenvolvimento de sistemas web, o presente trabalho propõe a construção de uma ferramenta online para apoiar a aplicação da gamificação e storytelling em disciplinas do ensino superior. |
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Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à aplicação de gamificação e storytelling no ensino superiorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOGamificaçãoStorytellingEducaçãoA educação formal tem enfrentado problemas potencialmente preocupantes, entre eles destaca-se a falta de motivação e interesse dos jovens em aprender. Diversos pesquisadores e educadores buscam soluções para esse problema, e uma possível solução apresentada é a gamificação do ensino, que é a utilização de mecânicas e elementos de jogos no contexto educacional. Aplicar a gamificação tem o objetivo de motivar e incentivar os estudantes a participarem mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem. E, para potencializar os resultados, sugere-se a aplicação de técnicas de storytelling, que é a arte de contar histórias de maneira inovadora e atraente. Considerando o cenário exposto e utilizando tecnologias disponíveis na área de desenvolvimento de sistemas web, o presente trabalho propõe a construção de uma ferramenta online para apoiar a aplicação da gamificação e storytelling em disciplinas do ensino superior.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Computação (IC)UFMT CUC - CuiabáEngenharia Web e Governo Eletrônico - CUCRibeiro, Karen da Silva Figueiredo Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/1599807132591132Ribeiro, Karen da Silva Figueiredo Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/1599807132591132Ribeiro, Jivago Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/9377012342013299Simões, Nielsen Cassianohttp://lattes.cnpq.br/9311696329664199Ferrão, Gabriel Schardong2018-11-29T15:13:01Z2016-11-192018-11-29T15:13:01Z2016-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetFERRÃO, Gabriel Schardong. Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à aplicação de gamificação e storytelling no ensino superior. 2016. 63 f. TCC (Especialização em Engenharia Web e Governo Eletrônico) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2016.http://bdm.ufmt.br/handle/1/420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2018-11-30T06:00:42Zoai:localhost:1/420Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2018-11-30T06:00:42falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2018-11-30T06:00:42Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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