Estabilização química de um solo argiloso da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) em Lucas do Rio Verde/MT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/606 |
Resumo: | In engineering the soil is considered critical construction material since it is used since the sub base to the noblest layers of a pavement, either by road or rail. This study aimed to laboratory analysis of soil samples of type A-6. The samples were stabilized by chemical stabilizer via liquid reagents along with lime and aluminum sulfate and then compared in order to find out which one offers the best performance. At the end of the work comparison of the resistance values and expansion, which showed that the samples stabilized with aluminum sulfate reagent showed better results charts were exposed. |
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Estabilização química de um solo argiloso da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) em Lucas do Rio Verde/MTCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEstabilização de solosSulfato de alumínioCalSoil stabilizationAluminum sulfateCalIn engineering the soil is considered critical construction material since it is used since the sub base to the noblest layers of a pavement, either by road or rail. This study aimed to laboratory analysis of soil samples of type A-6. The samples were stabilized by chemical stabilizer via liquid reagents along with lime and aluminum sulfate and then compared in order to find out which one offers the best performance. At the end of the work comparison of the resistance values and expansion, which showed that the samples stabilized with aluminum sulfate reagent showed better results charts were exposed.Na engenharia o solo é considerado material fundamental de construção uma vez que é usado desde a sub base até as camadas mais nobres de um pavimento, seja rodoviário ou ferroviário. Este trabalho teve por objetivo a análise laboratorial de amostras de solo do tipo A-6. As amostras foram estabilizadas com estabilizante químico por via líquida juntamente com reagentes cal e sulfato de alumínio e posteriormente comparadas com o intuito de descobrir qual delas apresenta o melhor desempenho. Ao final do trabalho foram expostos gráficos comparativos dos valores de resistência e expansão, o qual evidenciou que as amostras estabilizadas com reagente sulfato de alumínio apresentaram melhores resultados.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)UFMT CUC - CuiabáEngenharia Civil - CUCSilva, Antônio João da063.908.891-00Silva, Antônio João da063.908.891-00Santos, João de Deus Guerreiro052.428.941-72http://lattes.cnpq.br/0854869719799369Magalhaes, Sérgio Luiz Morais498.948.147-15http://lattes.cnpq.br/7177803656912594Silva, Acácia Rodrigues Silva e2019-02-12T11:41:13Z2014-03-252019-02-12T11:41:13Z2014-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, Acácia Rodrigues Silva e. Estabilização química de um solo argiloso da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) em Lucas do Rio Verde/MT. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.http://bdm.ufmt.br/handle/1/606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-02-19T07:00:39Zoai:localhost:1/606Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-02-19T07:00:39falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-02-19T07:00:39Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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