Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2520 |
Resumo: | Este estudo tem como tema gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA. O objetivo principal da pesquisa é apresentar e analisar concepções de gênero, sexualidade e educação em LGBTQ+FOBIA. A pesquisa, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi já que objetiva o avanço do conhecimento na área de gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se dados provenientes já existentes; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontam que das concepções sobre esse tema abrange garantias fundamentais e por ser um direito de todos possui verba certa destinada pelo Estado à Educação, é visado em campanhas do governo para melhoria do ensino público e para acabar com o analfabetismo no país. Educação conta com a colaboração e incentivo de toda a sociedade, ainda que seja um dever do Estado e da família. A inclusão de políticas de diversidade sexual nas atividades administrativas pode impactar na promoção de mudanças institucionais e na superação de preconceitos e discriminações de longa data, mobilizando organizações tradicionalmente associadas ao controle e repressão de minorias. Esse esforço pode ser visto na adoção de diretrizes curriculares e programas de formação de professores sensíveis e respeitosos às diversas expressões da sexualidade em sala de aula. |
id |
UFMT-1_ef19af9bf8fc8fea059bb7e8bde23d13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2520 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobiaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLinguagemLeituraConcepçõesGêneroSexualidadeEste estudo tem como tema gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA. O objetivo principal da pesquisa é apresentar e analisar concepções de gênero, sexualidade e educação em LGBTQ+FOBIA. A pesquisa, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi já que objetiva o avanço do conhecimento na área de gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se dados provenientes já existentes; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontam que das concepções sobre esse tema abrange garantias fundamentais e por ser um direito de todos possui verba certa destinada pelo Estado à Educação, é visado em campanhas do governo para melhoria do ensino público e para acabar com o analfabetismo no país. Educação conta com a colaboração e incentivo de toda a sociedade, ainda que seja um dever do Estado e da família. A inclusão de políticas de diversidade sexual nas atividades administrativas pode impactar na promoção de mudanças institucionais e na superação de preconceitos e discriminações de longa data, mobilizando organizações tradicionalmente associadas ao controle e repressão de minorias. Esse esforço pode ser visto na adoção de diretrizes curriculares e programas de formação de professores sensíveis e respeitosos às diversas expressões da sexualidade em sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUAMancini, Anna Maria Penalva5462156680054398http://lattes.cnpq.br/5462156680054398Mancini, Anna Maria Penalva5462156680054398http://lattes.cnpq.br/5462156680054398Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Melo , Karla Daniela de Almeida0818806745155637http://lattes.cnpq.br/0818806745155637Bueno, Ana Paula Moreira2022-09-20T11:32:12Z2022-07-212022-09-20T11:32:12Z2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetBUENO, Ana Paula Moreira. Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-23T07:03:11Zoai:localhost:1/2520Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-23T07:03:11falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-23T07:03:11Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
title |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
spellingShingle |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia Bueno, Ana Paula Moreira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Linguagem Leitura Concepções Gênero Sexualidade |
title_short |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
title_full |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
title_fullStr |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
title_full_unstemmed |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
title_sort |
Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia |
author |
Bueno, Ana Paula Moreira |
author_facet |
Bueno, Ana Paula Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mancini, Anna Maria Penalva 5462156680054398 http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 Mancini, Anna Maria Penalva 5462156680054398 http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Melo , Karla Daniela de Almeida 0818806745155637 http://lattes.cnpq.br/0818806745155637 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Ana Paula Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Linguagem Leitura Concepções Gênero Sexualidade |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Linguagem Leitura Concepções Gênero Sexualidade |
description |
Este estudo tem como tema gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA. O objetivo principal da pesquisa é apresentar e analisar concepções de gênero, sexualidade e educação em LGBTQ+FOBIA. A pesquisa, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi já que objetiva o avanço do conhecimento na área de gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+FOBIA; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se dados provenientes já existentes; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontam que das concepções sobre esse tema abrange garantias fundamentais e por ser um direito de todos possui verba certa destinada pelo Estado à Educação, é visado em campanhas do governo para melhoria do ensino público e para acabar com o analfabetismo no país. Educação conta com a colaboração e incentivo de toda a sociedade, ainda que seja um dever do Estado e da família. A inclusão de políticas de diversidade sexual nas atividades administrativas pode impactar na promoção de mudanças institucionais e na superação de preconceitos e discriminações de longa data, mobilizando organizações tradicionalmente associadas ao controle e repressão de minorias. Esse esforço pode ser visto na adoção de diretrizes curriculares e programas de formação de professores sensíveis e respeitosos às diversas expressões da sexualidade em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20T11:32:12Z 2022-07-21 2022-09-20T11:32:12Z 2022-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BUENO, Ana Paula Moreira. Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2520 |
identifier_str_mv |
BUENO, Ana Paula Moreira. Gênero, sexualidade e educação: uma reflexão sobre escola e LGBTQ+fobia. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012963266658304 |