Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013 |
Resumo: | The study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life. |
id |
UFMT-1_f52840a6ae61f9f4056d245abfe7fc97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2013 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolasCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASFóssilinvertebrados marinhosjogo didáticolivros didáticosrochas sedimentaresFossilmarine invertebratesdidactic gameDidatic bookssedimentary rocksThe study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life.O estudo da Paleontologia é recomendado para o ensino básico brasileiro, porém, os temas relacionados nos livros didáticos são abordados de forma superficial. O conhecimento empírico dos alunos sobre fósseis é definido por visões distorcidas que são transmitidas pelos meios de comunicação. O uso de fósseis provenientes de regiões próximas a cada escola ou comunidade torna-se uma estratégia eficiente para estudo da paleontologia. O objetivo desse trabalho foi elaborar materiais didáticos na forma de uma “Coleção Paleontológica” e o jogo didático “Trilha dos Fósseis", com fósseis coletados em Barra do Garças para subsidiar professores no ensino de Paleontologia aos alunos do ensino fundamental e médio. Essa pesquisa tem caráter quali-quantitativo e ocorreu em três etapas: 1) coletas de fósseis em campo; 2) coleção dos fósseis coletados; e 3) elaboração do jogo educativo. Foram coletadas 28 amostras de fósseis de invertebrados marinhos da fauna Malvinocáfrica, presentes nas rochas sedimentares da Formação Ponta Grossa, sendo fósseis de equinodermos, braquiópodes e conulárias. Através desses materiais didáticos, será possível aprender sobre fósseis e paleontologia, além de temas como evolução e origem da vida.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaCiências Biológicas - CUAPignati, Marina Teófilohttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353Pignati, Marina Teófilohttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353Paiva, Ayane de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534Cunha-Sá, Dayse Maria dahttp://lattes.cnpq.br/5953378811855712Silva, Francisco César da2021-12-15T21:39:03Z2021-05-212021-12-15T21:39:03Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-12-18T06:00:54Zoai:localhost:1/2013Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2021-12-18T06:00:54falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2021-12-18T06:00:54Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas |
title |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas |
spellingShingle |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas Silva, Francisco César da CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Fóssil invertebrados marinhos jogo didático livros didáticos rochas sedimentares Fossil marine invertebrates didactic game Didatic books sedimentary rocks |
title_short |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas |
title_full |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas |
title_fullStr |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas |
title_full_unstemmed |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas |
title_sort |
Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas |
author |
Silva, Francisco César da |
author_facet |
Silva, Francisco César da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pignati, Marina Teófilo http://lattes.cnpq.br/8749424208573353 Pignati, Marina Teófilo http://lattes.cnpq.br/8749424208573353 Paiva, Ayane de Souza http://lattes.cnpq.br/6373963515950534 Cunha-Sá, Dayse Maria da http://lattes.cnpq.br/5953378811855712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco César da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Fóssil invertebrados marinhos jogo didático livros didáticos rochas sedimentares Fossil marine invertebrates didactic game Didatic books sedimentary rocks |
topic |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Fóssil invertebrados marinhos jogo didático livros didáticos rochas sedimentares Fossil marine invertebrates didactic game Didatic books sedimentary rocks |
description |
The study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T21:39:03Z 2021-05-21 2021-12-15T21:39:03Z 2021-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Ciências Biológicas - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Ciências Biológicas - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1804658252196085760 |