Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco César da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013
Resumo: The study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life.
id UFMT-1_f52840a6ae61f9f4056d245abfe7fc97
oai_identifier_str oai:localhost:1/2013
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolasCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASFóssilinvertebrados marinhosjogo didáticolivros didáticosrochas sedimentaresFossilmarine invertebratesdidactic gameDidatic bookssedimentary rocksThe study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life.O estudo da Paleontologia é recomendado para o ensino básico brasileiro, porém, os temas relacionados nos livros didáticos são abordados de forma superficial. O conhecimento empírico dos alunos sobre fósseis é definido por visões distorcidas que são transmitidas pelos meios de comunicação. O uso de fósseis provenientes de regiões próximas a cada escola ou comunidade torna-se uma estratégia eficiente para estudo da paleontologia. O objetivo desse trabalho foi elaborar materiais didáticos na forma de uma “Coleção Paleontológica” e o jogo didático “Trilha dos Fósseis", com fósseis coletados em Barra do Garças para subsidiar professores no ensino de Paleontologia aos alunos do ensino fundamental e médio. Essa pesquisa tem caráter quali-quantitativo e ocorreu em três etapas: 1) coletas de fósseis em campo; 2) coleção dos fósseis coletados; e 3) elaboração do jogo educativo. Foram coletadas 28 amostras de fósseis de invertebrados marinhos da fauna Malvinocáfrica, presentes nas rochas sedimentares da Formação Ponta Grossa, sendo fósseis de equinodermos, braquiópodes e conulárias. Através desses materiais didáticos, será possível aprender sobre fósseis e paleontologia, além de temas como evolução e origem da vida.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaCiências Biológicas - CUAPignati, Marina Teófilohttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353Pignati, Marina Teófilohttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353Paiva, Ayane de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534Cunha-Sá, Dayse Maria dahttp://lattes.cnpq.br/5953378811855712Silva, Francisco César da2021-12-15T21:39:03Z2021-05-212021-12-15T21:39:03Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-12-18T06:00:54Zoai:localhost:1/2013Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2021-12-18T06:00:54falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2021-12-18T06:00:54Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
title Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
spellingShingle Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
Silva, Francisco César da
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fóssil
invertebrados marinhos
jogo didático
livros didáticos
rochas sedimentares
Fossil
marine invertebrates
didactic game
Didatic books
sedimentary rocks
title_short Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
title_full Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
title_fullStr Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
title_full_unstemmed Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
title_sort Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
author Silva, Francisco César da
author_facet Silva, Francisco César da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pignati, Marina Teófilo
http://lattes.cnpq.br/8749424208573353
Pignati, Marina Teófilo
http://lattes.cnpq.br/8749424208573353
Paiva, Ayane de Souza
http://lattes.cnpq.br/6373963515950534
Cunha-Sá, Dayse Maria da
http://lattes.cnpq.br/5953378811855712
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco César da
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fóssil
invertebrados marinhos
jogo didático
livros didáticos
rochas sedimentares
Fossil
marine invertebrates
didactic game
Didatic books
sedimentary rocks
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fóssil
invertebrados marinhos
jogo didático
livros didáticos
rochas sedimentares
Fossil
marine invertebrates
didactic game
Didatic books
sedimentary rocks
description The study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T21:39:03Z
2021-05-21
2021-12-15T21:39:03Z
2021-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013
identifier_str_mv SILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Ciências Biológicas - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Ciências Biológicas - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658252196085760