ESTABILIZAÇÃO MECÂNICA DE SOLOS COMO ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS FLORESTAIS DE BAIXO CUSTO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Nativa (Sinop) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/nativa/article/view/4160 |
Resumo: | Avaliou-se, em laboratório, a potencialidade técnica do emprego da estabilização mecânica de solos por compactação e correção granulométrica, em amostras de solo fino, cascalho e mistura solo fino-cascalho, para a construção de estradas florestais. Os solos foram coletados no Município de Niquelândia-Go em área de reflorestamento com eucalipto e encaminhados ao laboratório de geotecnia da UnB. Foram realizados ensaios físicos de caracterização e classificação dos solos e ensaios mecânicos de compactação e índice de suporte Califórnia (CBR). O cascalho local apresentou os maiores valores de CBR, podendo ser usado em camadas de sub-base e base de pavimentos. O solo fino teve os menores valores de CBR, podendo ser empregado apenas para reforço do subleito de estradas. A mistura de cascalho ao solo fino, seguida por processo dinâmico de compactação, proporcionou incrementos superiores a 100% nos valores de CBR do solo fino, podendo essa mistura ser usada em sub-base de pavimentos rodoviários flexíveis. A estabilização mecânica de solos em laboratório mostrou-se promissora para aplicação em construção de estradas florestais. Recomendou-se a construção de trechos experimentais em campo, envolvendo a aplicação de cascalho e solo local e compactação in situ, submetendo-os ao tráfego de veículos para averiguação do real desempenho dessa mistura.Palavras-chave: estradas não pavimentada, compactação, correção granulométrica, solo fino, cascalho. MECHANICAL STABILIZATION OF SOILS AS ALTERNATIVE FOR CONSTRUCTION OF LOW COST FOREST ROAD ABSTRACTThe technical potential of mechanical stabilization to improve soils for the construction of forest roads was evaluated in laboratory, where compaction and particle-size correction tests were applied for fine soil, course soil and mixture soil fine-gravel samples. Soil samples were collected in the municipality of Niquelândia-Go in an eucalyptus plantation and were sent to the laboratory geotechnical of UnB. Physical tests of characterization and classification of soils were performed, as well as mechanical tests of compaction to obtain the California Bearing Ratio (CBR). Local gravel showed the highest CBR values and might be used as pavement of sub-base and base. Fine soil showed the lowest CBR values and can be used only for reinforced the road subgrade. The fine soil-gravel mixture, followed by dynamic compaction process, provided increments exceeding 100% of CBR values comparing to fine soil, which was indicated to be used as flexible sub-base pavement of highways. The mechanical stabilization of soils has shown to be promising in the laboratory for use in construction of forest roads. It was recommended to perform experimental road sections on field involving the addition of gravel on local soil and compaction in situ and to submit it to heavy traffic for real performance investigating of this fine-gravel soil mixture.Keywords: unpaved roads, compaction, particle-size correction, fine soil, gravel. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2318-7670.v05n03a10 |
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