O estudo da ancoragem das Representações Sociais e o campo da Educação
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4187 |
Resumo: | A Teoria das Representações Sociais (TRS) tem aportado contribuições significativas no campo da educação no Brasil. Trabalhos recentes apontam o estudo da ancoragem das representações como uma via de avanço do conhecimento, permitindo uma visão mais integrada das RS com seu contexto histórico e cultural. Assim, o texto examina o processo de ancoragem, descrevendo as formas de seu estudo nas três abordagens clássicas da TRS: a sociogenética, a posicional e a abordagem estrutural. O texto destaca, ainda, estudos no campo da educação que buscaram estudar a ancoragem e o tipo de respostas ou problemas educacionais que são tratados.Palavras-chave: Ancoragem. Práticas Educativas. Trabalho Docente. Representações Sociais. |
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O estudo da ancoragem das Representações Sociais e o campo da EducaçãoAncoragem. Práticas Educativas. Trabalho Docente. Representações Sociais.O Estudo das Representações no Campo da EducaçãoA Teoria das Representações Sociais (TRS) tem aportado contribuições significativas no campo da educação no Brasil. Trabalhos recentes apontam o estudo da ancoragem das representações como uma via de avanço do conhecimento, permitindo uma visão mais integrada das RS com seu contexto histórico e cultural. Assim, o texto examina o processo de ancoragem, descrevendo as formas de seu estudo nas três abordagens clássicas da TRS: a sociogenética, a posicional e a abordagem estrutural. O texto destaca, ainda, estudos no campo da educação que buscaram estudar a ancoragem e o tipo de respostas ou problemas educacionais que são tratados.Palavras-chave: Ancoragem. Práticas Educativas. Trabalho Docente. Representações Sociais.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigo de discussão teóricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/418710.29286/rep.v26i63.4187Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 775-7972238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4187/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFARIA CAMPOS, Pedro Humberto2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4187Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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A Teoria das Representações Sociais (TRS) tem aportado contribuições significativas no campo da educação no Brasil. Trabalhos recentes apontam o estudo da ancoragem das representações como uma via de avanço do conhecimento, permitindo uma visão mais integrada das RS com seu contexto histórico e cultural. Assim, o texto examina o processo de ancoragem, descrevendo as formas de seu estudo nas três abordagens clássicas da TRS: a sociogenética, a posicional e a abordagem estrutural. O texto destaca, ainda, estudos no campo da educação que buscaram estudar a ancoragem e o tipo de respostas ou problemas educacionais que são tratados.Palavras-chave: Ancoragem. Práticas Educativas. Trabalho Docente. Representações Sociais. |
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