O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166 |
Resumo: | O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura. |
id |
UFMT-3_107b2389b58b2a56976288bf0c34a3cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2166 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicosAlfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.Ensino da leituraO presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.Universidade Federal de Mato Grosso2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/216610.29286/rep.v24i55.2166Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 13-322238-20970104-596210.29286/rep.v24i55reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166/1572BECALLI, Fernanda ZanettiSCHWARTZ, Cleonara Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:42Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2166Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:42Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos |
title |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos |
spellingShingle |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos BECALLI, Fernanda Zanetti Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura. Ensino da leitura |
title_short |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos |
title_full |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos |
title_fullStr |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos |
title_full_unstemmed |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos |
title_sort |
O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos |
author |
BECALLI, Fernanda Zanetti |
author_facet |
BECALLI, Fernanda Zanetti SCHWARTZ, Cleonara Maria |
author_role |
author |
author2 |
SCHWARTZ, Cleonara Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BECALLI, Fernanda Zanetti SCHWARTZ, Cleonara Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura. Ensino da leitura |
topic |
Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura. Ensino da leitura |
description |
O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166 10.29286/rep.v24i55.2166 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i55.2166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166/1572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 13-32 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i55 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215939747841 |