O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BECALLI, Fernanda Zanetti
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SCHWARTZ, Cleonara Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.
id UFMT-3_107b2389b58b2a56976288bf0c34a3cb
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2166
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicosAlfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.Ensino da leituraO presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.Universidade Federal de Mato Grosso2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/216610.29286/rep.v24i55.2166Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 13-322238-20970104-596210.29286/rep.v24i55reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166/1572BECALLI, Fernanda ZanettiSCHWARTZ, Cleonara Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:42Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2166Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:42Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
title O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
spellingShingle O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
BECALLI, Fernanda Zanetti
Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.
Ensino da leitura
title_short O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
title_full O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
title_fullStr O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
title_full_unstemmed O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
title_sort O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos
author BECALLI, Fernanda Zanetti
author_facet BECALLI, Fernanda Zanetti
SCHWARTZ, Cleonara Maria
author_role author
author2 SCHWARTZ, Cleonara Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BECALLI, Fernanda Zanetti
SCHWARTZ, Cleonara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.
Ensino da leitura
topic Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.
Ensino da leitura
description O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.Palavras-chave: Alfabetização. Leitura. Ensino da Leitura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166
10.29286/rep.v24i55.2166
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166
identifier_str_mv 10.29286/rep.v24i55.2166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2166/1572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 13-32
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v24i55
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215939747841