Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Lynn
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381
Resumo: Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima na educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.
id UFMT-3_11e411d4eff008c34b8ba858afdb02ab
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13381
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protectionPlataformas digitales, niños y adolescentes: construyendo interacciones con seguridad y protección de datosPLATAFORMAS DIGITAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CONSTRUINDO INTERAÇÕES COM SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS PlataformizaçãoProteção de dadosCriançasEnsino remotoPlataformasProtección de datosNiñosAprendizaje remotoPlatformData ProtectionChildRemote LearningEste ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima na educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.Universidade Federal de Mato Grosso2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1338110.29286/rep.v31ijan/dez.13381Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381/11100Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessALVES, Lynn2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13381Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
Plataformas digitales, niños y adolescentes: construyendo interacciones con seguridad y protección de datos
PLATAFORMAS DIGITAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CONSTRUINDO INTERAÇÕES COM SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS
title Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
spellingShingle Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
ALVES, Lynn
Plataformização
Proteção de dados
Crianças
Ensino remoto
Plataformas
Protección de datos
Niños
Aprendizaje remoto
Platform
Data Protection
Child
Remote Learning
title_short Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
title_full Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
title_fullStr Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
title_full_unstemmed Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
title_sort Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
author ALVES, Lynn
author_facet ALVES, Lynn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Lynn
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformização
Proteção de dados
Crianças
Ensino remoto
Plataformas
Protección de datos
Niños
Aprendizaje remoto
Platform
Data Protection
Child
Remote Learning
topic Plataformização
Proteção de dados
Crianças
Ensino remoto
Plataformas
Protección de datos
Niños
Aprendizaje remoto
Platform
Data Protection
Child
Remote Learning
description Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima na educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381
10.29286/rep.v31ijan/dez.13381
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381
identifier_str_mv 10.29286/rep.v31ijan/dez.13381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381/11100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-21
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v31ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217525194752