Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381 |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima na educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados. |
id |
UFMT-3_11e411d4eff008c34b8ba858afdb02ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13381 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protectionPlataformas digitales, niños y adolescentes: construyendo interacciones con seguridad y protección de datosPLATAFORMAS DIGITAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CONSTRUINDO INTERAÇÕES COM SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS PlataformizaçãoProteção de dadosCriançasEnsino remotoPlataformasProtección de datosNiñosAprendizaje remotoPlatformData ProtectionChildRemote LearningEste ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima na educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.Universidade Federal de Mato Grosso2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1338110.29286/rep.v31ijan/dez.13381Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381/11100Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessALVES, Lynn2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13381Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection Plataformas digitales, niños y adolescentes: construyendo interacciones con seguridad y protección de datos PLATAFORMAS DIGITAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CONSTRUINDO INTERAÇÕES COM SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS |
title |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection |
spellingShingle |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection ALVES, Lynn Plataformização Proteção de dados Crianças Ensino remoto Plataformas Protección de datos Niños Aprendizaje remoto Platform Data Protection Child Remote Learning |
title_short |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection |
title_full |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection |
title_fullStr |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection |
title_full_unstemmed |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection |
title_sort |
Digital platforms, children and teenagers - building interactions with security and data protection |
author |
ALVES, Lynn |
author_facet |
ALVES, Lynn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Lynn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataformização Proteção de dados Crianças Ensino remoto Plataformas Protección de datos Niños Aprendizaje remoto Platform Data Protection Child Remote Learning |
topic |
Plataformização Proteção de dados Crianças Ensino remoto Plataformas Protección de datos Niños Aprendizaje remoto Platform Data Protection Child Remote Learning |
description |
Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima na educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381 10.29286/rep.v31ijan/dez.13381 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v31ijan/dez.13381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381/11100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-21 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v31ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217525194752 |