Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, Raquel Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2472
Resumo: O artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.Palavras-chave: Inclusão Escolar. Conversação de Orientação Psicanalítica. Formação de Professores. Aplicação da Psicanálise à Educação.
id UFMT-3_1d92e3f9179b690670d857c69cb3d658
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2472
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervençãoinclusão escolarpsicanáliseformação de professoresconversaçãoInclusão escolarO artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.Palavras-chave: Inclusão Escolar. Conversação de Orientação Psicanalítica. Formação de Professores. Aplicação da Psicanálise à Educação.Universidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa-intervençãoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/247210.29286/rep.v25i58.2472Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 57-742238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2472/pdfASSIS, Raquel MartinsSANTIAGO, Ana Lydia Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2472Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
title Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
spellingShingle Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
ASSIS, Raquel Martins
inclusão escolar
psicanálise
formação de professores
conversação
Inclusão escolar
title_short Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
title_full Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
title_fullStr Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
title_full_unstemmed Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
title_sort Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
author ASSIS, Raquel Martins
author_facet ASSIS, Raquel Martins
SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra
author_role author
author2 SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSIS, Raquel Martins
SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão escolar
psicanálise
formação de professores
conversação
Inclusão escolar
topic inclusão escolar
psicanálise
formação de professores
conversação
Inclusão escolar
description O artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.Palavras-chave: Inclusão Escolar. Conversação de Orientação Psicanalítica. Formação de Professores. Aplicação da Psicanálise à Educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa-intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2472
10.29286/rep.v25i58.2472
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2472
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i58.2472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2472/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 57-74
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i58
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215981690880