QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira SANTOS, Luiz Ricardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira Viana MENESES, Matheus, de Jesus COSTA, Jailton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11910
Resumo: The understanding of the concept of health should support the training of professionals, in addition to integration with communities. The present study aimed to analyze the representations apprehended by health students from a public university on Teaching Practices in the Community (TPC), developed with active methodologies. For that, questionnaires were applied and their statements were analyzed using the IRAMUTEQ software, based on the Theory of Social Representations. The data revealed that the students materialized their speeches in the categories: humanization, reality and health education. Similarly, they pointed out that TPCs undergo discontinuities, which may compromise contact with communities.
id UFMT-3_1dee10345cbbcea28d45f95ff6b15519
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11910
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?Educação em SaúdeMetodologias AtivasPráticas de Ensino na ComunidadeRepresentações SociaisThe understanding of the concept of health should support the training of professionals, in addition to integration with communities. The present study aimed to analyze the representations apprehended by health students from a public university on Teaching Practices in the Community (TPC), developed with active methodologies. For that, questionnaires were applied and their statements were analyzed using the IRAMUTEQ software, based on the Theory of Social Representations. The data revealed that the students materialized their speeches in the categories: humanization, reality and health education. Similarly, they pointed out that TPCs undergo discontinuities, which may compromise contact with communities.O entendimento do conceito de saúde deve subsidiar a formação dos profissionais, somado à integração com as comunidades. O presente estudo objetivou a análise das representações, apreendidas por estudantes da saúde, de uma universidade pública, sobre Práticas de Ensino na Comunidade, desenvolvidas com metodologias ativas. Para tanto, foram aplicados questionários e analisados seus enunciados por meio do software IRAMUTEQ, baseando-se na Teoria das Representações Sociais (TRS). Os dados revelaram que os estudantes materializaram seus discursos nas categorias: humanização, realidade e formação em saúde. De forma similar, apontaram que as Práticas de Ensino na Comunidade passam por descontinuidades, podendo comprometer o contato com a coletividade.Universidade Federal de Mato Grosso2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1191010.29286/rep.v31ijan/dez.11910Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-222238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11910/11565Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira SANTOS, Luiz Ricardo Oliveira Viana MENESES, Matheus de Jesus COSTA, Jailton2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11910Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
title QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
spellingShingle QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
Oliveira SANTOS, Luiz Ricardo
Educação em Saúde
Metodologias Ativas
Práticas de Ensino na Comunidade
Representações Sociais
title_short QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
title_full QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
title_fullStr QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
title_full_unstemmed QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
title_sort QUE PENSAM OS/AS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE DIFERENTES PROPOSTAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE?
author Oliveira SANTOS, Luiz Ricardo
author_facet Oliveira SANTOS, Luiz Ricardo
Oliveira Viana MENESES, Matheus
de Jesus COSTA, Jailton
author_role author
author2 Oliveira Viana MENESES, Matheus
de Jesus COSTA, Jailton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira SANTOS, Luiz Ricardo
Oliveira Viana MENESES, Matheus
de Jesus COSTA, Jailton
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Metodologias Ativas
Práticas de Ensino na Comunidade
Representações Sociais
topic Educação em Saúde
Metodologias Ativas
Práticas de Ensino na Comunidade
Representações Sociais
description The understanding of the concept of health should support the training of professionals, in addition to integration with communities. The present study aimed to analyze the representations apprehended by health students from a public university on Teaching Practices in the Community (TPC), developed with active methodologies. For that, questionnaires were applied and their statements were analyzed using the IRAMUTEQ software, based on the Theory of Social Representations. The data revealed that the students materialized their speeches in the categories: humanization, reality and health education. Similarly, they pointed out that TPCs undergo discontinuities, which may compromise contact with communities.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11910
10.29286/rep.v31ijan/dez.11910
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11910
identifier_str_mv 10.29286/rep.v31ijan/dez.11910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11910/11565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-22
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v31ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217463328768