História da disciplina Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1265
Resumo: Apresentam-se resultados finais de pesquisa de Pós-Doutorado, cujo tema é a história do ensino de língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (MS), analisada a partir de um estudo de propostas curriculares para esse ensino entre 1977 e 2008. Dos resultados, pode-se sintetizar: em MS as propostas curriculares de língua portuguesa estão em consonância com a época em que foram produzidas e com o discurso de ponta sobre o ensino dessa língua, porém, a política educacional que normatiza é sempre taxativa, atendendo a questões externas ao processo educacional e não as necessidades construídas no cotidiano da escola.
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