Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337 |
Resumo: | Neste artigo, investigou-se a coerência entre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat - e as políticas de formação de professores. Utilizou-se abordagem qualitativa. Aplicou-se questionário a 32 cursistas do Polo Uberaba/MG e entrevista com 11 deles. Conteudístico, o Profmat favorece a formação do especialista técnico. Para metade dos entrevistados, os conteúdos são inaplicáveis nas escolas devido à complexidade adotada. Critérios eliminatórios têm resultado em alta evasão. A maioria dos cursistas pretende deixar a educação básica. Esses aspectos comprometem os objetivos do curso. Palavras-chave: Profmat. Formação de Professores. Mestrado Profissional emEducação. |
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Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?Profmat. Formação de Professores. Mestrado profissional em. Educação.Formação de professores.Neste artigo, investigou-se a coerência entre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat - e as políticas de formação de professores. Utilizou-se abordagem qualitativa. Aplicou-se questionário a 32 cursistas do Polo Uberaba/MG e entrevista com 11 deles. Conteudístico, o Profmat favorece a formação do especialista técnico. Para metade dos entrevistados, os conteúdos são inaplicáveis nas escolas devido à complexidade adotada. Critérios eliminatórios têm resultado em alta evasão. A maioria dos cursistas pretende deixar a educação básica. Esses aspectos comprometem os objetivos do curso. Palavras-chave: Profmat. Formação de Professores. Mestrado Profissional emEducação.Universidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/233710.29286/rep.v25i58.2337Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 201-2202238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337/pdfVICENTE, João Pedro AparecidoRESENDE, Marilene Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:43Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2337Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:43Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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