Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VICENTE, João Pedro Aparecido
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: RESENDE, Marilene Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337
Resumo: Neste artigo, investigou-se a coerência entre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat - e as políticas de formação de professores. Utilizou-se abordagem qualitativa. Aplicou-se questionário a 32 cursistas do Polo Uberaba/MG e entrevista com 11 deles. Conteudístico, o Profmat favorece a formação do especialista técnico. Para metade dos entrevistados, os conteúdos são inaplicáveis nas escolas devido à complexidade adotada. Critérios eliminatórios têm resultado em alta evasão. A maioria dos cursistas pretende deixar a educação básica. Esses aspectos comprometem os objetivos do curso. Palavras-chave: Profmat. Formação de Professores. Mestrado Profissional emEducação.
id UFMT-3_23e4b558a26dee7589e2540994384210
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2337
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?Profmat. Formação de Professores. Mestrado profissional em. Educação.Formação de professores.Neste artigo, investigou-se a coerência entre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat - e as políticas de formação de professores. Utilizou-se abordagem qualitativa. Aplicou-se questionário a 32 cursistas do Polo Uberaba/MG e entrevista com 11 deles. Conteudístico, o Profmat favorece a formação do especialista técnico. Para metade dos entrevistados, os conteúdos são inaplicáveis nas escolas devido à complexidade adotada. Critérios eliminatórios têm resultado em alta evasão. A maioria dos cursistas pretende deixar a educação básica. Esses aspectos comprometem os objetivos do curso. Palavras-chave: Profmat. Formação de Professores. Mestrado Profissional emEducação.Universidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/233710.29286/rep.v25i58.2337Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 201-2202238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337/pdfVICENTE, João Pedro AparecidoRESENDE, Marilene Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:43Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2337Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:43Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
title Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
spellingShingle Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
VICENTE, João Pedro Aparecido
Profmat. Formação de Professores. Mestrado profissional em. Educação.
Formação de professores.
title_short Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
title_full Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
title_fullStr Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
title_full_unstemmed Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
title_sort Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?
author VICENTE, João Pedro Aparecido
author_facet VICENTE, João Pedro Aparecido
RESENDE, Marilene Ribeiro
author_role author
author2 RESENDE, Marilene Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VICENTE, João Pedro Aparecido
RESENDE, Marilene Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Profmat. Formação de Professores. Mestrado profissional em. Educação.
Formação de professores.
topic Profmat. Formação de Professores. Mestrado profissional em. Educação.
Formação de professores.
description Neste artigo, investigou-se a coerência entre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat - e as políticas de formação de professores. Utilizou-se abordagem qualitativa. Aplicou-se questionário a 32 cursistas do Polo Uberaba/MG e entrevista com 11 deles. Conteudístico, o Profmat favorece a formação do especialista técnico. Para metade dos entrevistados, os conteúdos são inaplicáveis nas escolas devido à complexidade adotada. Critérios eliminatórios têm resultado em alta evasão. A maioria dos cursistas pretende deixar a educação básica. Esses aspectos comprometem os objetivos do curso. Palavras-chave: Profmat. Formação de Professores. Mestrado Profissional emEducação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337
10.29286/rep.v25i58.2337
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i58.2337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 201-220
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i58
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215956525056