Do direito à educação em Pernambuco à luz das constituições brasileiras e dos censos demográficos
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Summary: | O trabalho busca avaliar o grau de efetivação do direito à educação no Estado de Pernambuco em confronto com o Estado de São Paulo e o Brasil como um todo, tendo como referência as normas das sucessivas constituições e tendo por base as informações educacionais dos censos demográficos. Distinguindo três períodos (da Constituição de 1824 ao Censo de 1890; deste ao Censo 1950e deste último ao Censo de 2010), a avaliação pôs em evidência a desigualdade educacional que se foi estabelecendo entre Pernambuco e São Paulo a partir do final do século XIX. Palavras-chave: Direito à educação. Analfabetismo. Escolarização. Pernambuco. |
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Do direito à educação em Pernambuco à luz das constituições brasileiras e dos censos demográficosDireito à educação. Analfabetismo. Escolarização. Pernambuco.Direito à EducaçãoO trabalho busca avaliar o grau de efetivação do direito à educação no Estado de Pernambuco em confronto com o Estado de São Paulo e o Brasil como um todo, tendo como referência as normas das sucessivas constituições e tendo por base as informações educacionais dos censos demográficos. Distinguindo três períodos (da Constituição de 1824 ao Censo de 1890; deste ao Censo 1950e deste último ao Censo de 2010), a avaliação pôs em evidência a desigualdade educacional que se foi estabelecendo entre Pernambuco e São Paulo a partir do final do século XIX. Palavras-chave: Direito à educação. Analfabetismo. Escolarização. Pernambuco.Universidade Federal de Mato Grosso2014-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/129110.29286/rep.v23i54.1291Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 919-9392238-20970104-596210.29286/rep.v23i54reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1291/pdfFERRARO, Alceu RavanelloLAGE, Allene Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:38Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1291Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:38Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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