A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
DOI: | 10.29286/rep.v24i55.751 |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade. Palavras-chave: Escola. Criança. Cidade. Século XIX. |
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A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”Escola. Criança. Cidade .Século XIXHistória da Educação século XIXO artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade. Palavras-chave: Escola. Criança. Cidade. Século XIX.Universidade Federal de Mato Grosso2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/75110.29286/rep.v24i55.751Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 225-2452238-20970104-596210.29286/rep.v24i55reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751/pdfANJOS, Juarez José Tuchinski dosSOUZA, Gizele deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/751Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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