A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SOUZA, Gizele de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
DOI: 10.29286/rep.v24i55.751
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751
Resumo: O artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade. Palavras-chave: Escola. Criança. Cidade. Século XIX.
id UFMT-3_2d1f7809e00f007853b4559eea1a56c0
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/751
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
spelling A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”Escola. Criança. Cidade .Século XIXHistória da Educação século XIXO artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade. Palavras-chave: Escola. Criança. Cidade. Século XIX.Universidade Federal de Mato Grosso2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/75110.29286/rep.v24i55.751Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 225-2452238-20970104-596210.29286/rep.v24i55reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751/pdfANJOS, Juarez José Tuchinski dosSOUZA, Gizele deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/751Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
title A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
spellingShingle A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
Escola. Criança. Cidade .Século XIX
História da Educação século XIX
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
Escola. Criança. Cidade .Século XIX
História da Educação século XIX
title_short A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
title_full A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
title_fullStr A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
title_full_unstemmed A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
title_sort A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”
author ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
author_facet ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
SOUZA, Gizele de
SOUZA, Gizele de
author_role author
author2 SOUZA, Gizele de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
SOUZA, Gizele de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Criança. Cidade .Século XIX
História da Educação século XIX
topic Escola. Criança. Cidade .Século XIX
História da Educação século XIX
description O artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade. Palavras-chave: Escola. Criança. Cidade. Século XIX.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751
10.29286/rep.v24i55.751
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751
identifier_str_mv 10.29286/rep.v24i55.751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 225-245
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v24i55
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1822182902448783360
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29286/rep.v24i55.751