A criação e supressão de escolas no Paraná Oitocentista: o “barulho por baixo da história”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SOUZA, Gizele de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/751
Resumo: O artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade. Palavras-chave: Escola. Criança. Cidade. Século XIX.
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