Reformas na Educação Profissional Brasileira na Década de 1990: consenso e hegemonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Arão Davi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SOUZA e SILVA, Celeida Maria Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7477
Resumo: Objetiva-se apresentar e discutir as propostas e interesses do empresariado nacional e dos organismos internacionais na reforma da educação profissional brasileira na década de 1990. Essa é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental e bibliográfica. Foram analisados documentos emanados por essas instituições na década de 1990 à luz dos conceitos de estado, de Gramsci (1991), acumulação flexível do capital, de Harvey (1992), e trabalho, de Marx (1971). Os documentos analisados promoveram um consenso no âmbito educativo nacional e serviram de referência para a proposição de reformas no sistema educacional brasileiro, que passou a priorizar uma formação geral, flexível e polivalente.Palavras-chave: História da educação profissional. Políticas Públicas Educacionais. Acumulação Flexível do Capital.
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