Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulilo, André Luiz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, José Cláudio Sooma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336
Resumo: A cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.
id UFMT-3_39fe1536dcfa7b155ea7a59bd1d28f97
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/336
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximaçõesHistória da Educação. Educação Primária. Reforma Urbana. História da cidade do Rio de Janeiro.Urbanismo e educaçãoA cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33610.29286/rep.v21i45.336Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 127-143,2238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336/304Paulilo, André LuizSilva, José Cláudio Soomainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:26Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/336Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:26Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
title Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
spellingShingle Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
Paulilo, André Luiz
História da Educação. Educação Primária. Reforma Urbana. História da cidade do Rio de Janeiro.
Urbanismo e educação
title_short Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
title_full Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
title_fullStr Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
title_full_unstemmed Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
title_sort Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações
author Paulilo, André Luiz
author_facet Paulilo, André Luiz
Silva, José Cláudio Sooma
author_role author
author2 Silva, José Cláudio Sooma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulilo, André Luiz
Silva, José Cláudio Sooma
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação. Educação Primária. Reforma Urbana. História da cidade do Rio de Janeiro.
Urbanismo e educação
topic História da Educação. Educação Primária. Reforma Urbana. História da cidade do Rio de Janeiro.
Urbanismo e educação
description A cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336
10.29286/rep.v21i45.336
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i45.336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336/304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 127-143,
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i45
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214631124992