UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMEIRA, Aline de Morais
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: MIRANDA, Ana Carolina de Farias, COSTA, Patrícia Cardoso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12076
Resumo: El estudio se inscribe en el ámbito de la Historia de la Educación y pretende investigar aspectos del pasado sobre el proceso escolar brasileño, reduciendo la escala de observación para reflexionar sobre las experiencias de la Provincia de Río de Janeiro. Buscamos analizar y contextualizar los datos de la provincia en las últimas décadas del siglo XIX (1870-1889), a partir del censo realizado en 1872, su estructura de gestión y las estadísticas de instrucción pública. Como fuentes utilizamos el Censo de 1872, los anales de las Sesiones de la Asamblea (publicados por Jornal do Commercio) y los Informes del Presidente de la Provincia de Río de Janeiro.
id UFMT-3_3ea352b03623b02c456081903358acc2
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12076
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIOCenso de 1872Instrução PúblicaProvíncia do Rio de JaneiroEl estudio se inscribe en el ámbito de la Historia de la Educación y pretende investigar aspectos del pasado sobre el proceso escolar brasileño, reduciendo la escala de observación para reflexionar sobre las experiencias de la Provincia de Río de Janeiro. Buscamos analizar y contextualizar los datos de la provincia en las últimas décadas del siglo XIX (1870-1889), a partir del censo realizado en 1872, su estructura de gestión y las estadísticas de instrucción pública. Como fuentes utilizamos el Censo de 1872, los anales de las Sesiones de la Asamblea (publicados por Jornal do Commercio) y los Informes del Presidente de la Provincia de Río de Janeiro.O estudo se insere no âmbito da História da Educação e pretende investigar aspectos do passado atinentes ao processo de escolarização brasileira, reduzindo a escala de observação para refletir acerca das experiências da Província do Rio de Janeiro. Buscamos analisar e contextualizar dados acerca da província nas décadas finais do século XIX (1870-1889), a partir do censo realizado em 1872, sua estrutura de gestão e estatísticas concernentes à instrução pública. Como fontes, utilizamos o Censo 1872, os anais das Sessões da Assembleia (publicadas pelo Jornal do Commercio) e os relatórios dos Presidentes da Província do Rio de Janeiro.Universidade Federal de Mato Grosso2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1207610.29286/rep.v32ijan/dez.12076Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 209-2332238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12076/12293Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLIMEIRA, Aline de MoraisMIRANDA, Ana Carolina de FariasCOSTA, Patrícia Cardoso da 2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12076Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
title UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
spellingShingle UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
LIMEIRA, Aline de Morais
Censo de 1872
Instrução Pública
Província do Rio de Janeiro
title_short UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
title_full UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
title_fullStr UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
title_full_unstemmed UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
title_sort UM ENFOQUE PROVINCIAL: DADOS ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FLUMINENSE NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO
author LIMEIRA, Aline de Morais
author_facet LIMEIRA, Aline de Morais
MIRANDA, Ana Carolina de Farias
COSTA, Patrícia Cardoso da
author_role author
author2 MIRANDA, Ana Carolina de Farias
COSTA, Patrícia Cardoso da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMEIRA, Aline de Morais
MIRANDA, Ana Carolina de Farias
COSTA, Patrícia Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Censo de 1872
Instrução Pública
Província do Rio de Janeiro
topic Censo de 1872
Instrução Pública
Província do Rio de Janeiro
description El estudio se inscribe en el ámbito de la Historia de la Educación y pretende investigar aspectos del pasado sobre el proceso escolar brasileño, reduciendo la escala de observación para reflexionar sobre las experiencias de la Provincia de Río de Janeiro. Buscamos analizar y contextualizar los datos de la provincia en las últimas décadas del siglo XIX (1870-1889), a partir del censo realizado en 1872, su estructura de gestión y las estadísticas de instrucción pública. Como fuentes utilizamos el Censo de 1872, los anales de las Sesiones de la Asamblea (publicados por Jornal do Commercio) y los Informes del Presidente de la Provincia de Río de Janeiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12076
10.29286/rep.v32ijan/dez.12076
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12076
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.12076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12076/12293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 209-233
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217475911680