Uma educação profissional de cor. A color professional education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, Willian Silva de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/414
Resumo: Este artigo busca investigar a trajetória profissional de jovens, dando ênfase na questão cor. Foram realizadas entrevistas com treze alunos, levantando, através da História de Vida, fundamentada em Becker (1999), a trajetória que eles desenvolveram após concluírem o curso técnico. A análise de dados teve como suportes teóricos estudos de Petruccelli (1998), Hall (2002), Velho (1999) e Teixeira (2003). O levantamento leva a refletir sobre a necessidade de apreciação dos dados sobre cor no Brasil e estimular pesquisas sobre as dimensões antropológicas e sociais no processo do brasileiro se autoclassificar e classificar o outro por categorias de cor.
id UFMT-3_452a3fb07292f093e3a9a9259d8c5d29
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/414
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Uma educação profissional de cor. A color professional educationEstudantes. Negro. Classificação. Categorias de cor.Educação profissional e relações raciais.Este artigo busca investigar a trajetória profissional de jovens, dando ênfase na questão cor. Foram realizadas entrevistas com treze alunos, levantando, através da História de Vida, fundamentada em Becker (1999), a trajetória que eles desenvolveram após concluírem o curso técnico. A análise de dados teve como suportes teóricos estudos de Petruccelli (1998), Hall (2002), Velho (1999) e Teixeira (2003). O levantamento leva a refletir sobre a necessidade de apreciação dos dados sobre cor no Brasil e estimular pesquisas sobre as dimensões antropológicas e sociais no processo do brasileiro se autoclassificar e classificar o outro por categorias de cor.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/41410.29286/rep.v21i46.414Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 359-3742238-20970104-596210.29286/rep.v21i46reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/414/379PAULA, Willian Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/414Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma educação profissional de cor. A color professional education
title Uma educação profissional de cor. A color professional education
spellingShingle Uma educação profissional de cor. A color professional education
PAULA, Willian Silva de
Estudantes. Negro. Classificação. Categorias de cor.
Educação profissional e relações raciais.
title_short Uma educação profissional de cor. A color professional education
title_full Uma educação profissional de cor. A color professional education
title_fullStr Uma educação profissional de cor. A color professional education
title_full_unstemmed Uma educação profissional de cor. A color professional education
title_sort Uma educação profissional de cor. A color professional education
author PAULA, Willian Silva de
author_facet PAULA, Willian Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULA, Willian Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes. Negro. Classificação. Categorias de cor.
Educação profissional e relações raciais.
topic Estudantes. Negro. Classificação. Categorias de cor.
Educação profissional e relações raciais.
description Este artigo busca investigar a trajetória profissional de jovens, dando ênfase na questão cor. Foram realizadas entrevistas com treze alunos, levantando, através da História de Vida, fundamentada em Becker (1999), a trajetória que eles desenvolveram após concluírem o curso técnico. A análise de dados teve como suportes teóricos estudos de Petruccelli (1998), Hall (2002), Velho (1999) e Teixeira (2003). O levantamento leva a refletir sobre a necessidade de apreciação dos dados sobre cor no Brasil e estimular pesquisas sobre as dimensões antropológicas e sociais no processo do brasileiro se autoclassificar e classificar o outro por categorias de cor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/414
10.29286/rep.v21i46.414
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/414
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i46.414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/414/379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 359-374
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i46
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215050555392