Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Solange Mara Moreschi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GRANDO, Beleni Saléte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497
Resumo: A pesquisa-ação, concluída em 2017, pautou-se na formação de professores com foco na Educação Intercultural e teve como tema articulador a educação do corpo e as Danças Circulares Sagradas, visando ao reconhecimento das diferentes culturas e práticas sociais, ao mesmo tempo em que possibilita ao grupo-pesquisador a identificação com a cultura local de Poconé, no Pantanal Mato-Grossense. Os dados evidenciam o necessário rompimento com a racionalidade que separa cognição, motricidade e imaginação nas aprendizagens que levam à sensibilidade para com o Outro na escola. A inter-relação entre culturas e saberes, potencializa a educação intercultural como prática social. Palavras-chave: Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.
id UFMT-3_4991dd2b243958717d78850134045e00
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5497
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professoresCorpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.Formação de professoresA pesquisa-ação, concluída em 2017, pautou-se na formação de professores com foco na Educação Intercultural e teve como tema articulador a educação do corpo e as Danças Circulares Sagradas, visando ao reconhecimento das diferentes culturas e práticas sociais, ao mesmo tempo em que possibilita ao grupo-pesquisador a identificação com a cultura local de Poconé, no Pantanal Mato-Grossense. Os dados evidenciam o necessário rompimento com a racionalidade que separa cognição, motricidade e imaginação nas aprendizagens que levam à sensibilidade para com o Outro na escola. A inter-relação entre culturas e saberes, potencializa a educação intercultural como prática social. Palavras-chave: Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/549710.29286/rep.v26i62/2.5497Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 527-5482238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497/3621Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Solange Mara MoreschiGRANDO, Beleni Saléte2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5497Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
title Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
spellingShingle Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
SILVA, Solange Mara Moreschi
Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.
Formação de professores
title_short Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
title_full Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
title_fullStr Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
title_full_unstemmed Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
title_sort Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
author SILVA, Solange Mara Moreschi
author_facet SILVA, Solange Mara Moreschi
GRANDO, Beleni Saléte
author_role author
author2 GRANDO, Beleni Saléte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Solange Mara Moreschi
GRANDO, Beleni Saléte
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.
Formação de professores
topic Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.
Formação de professores
description A pesquisa-ação, concluída em 2017, pautou-se na formação de professores com foco na Educação Intercultural e teve como tema articulador a educação do corpo e as Danças Circulares Sagradas, visando ao reconhecimento das diferentes culturas e práticas sociais, ao mesmo tempo em que possibilita ao grupo-pesquisador a identificação com a cultura local de Poconé, no Pantanal Mato-Grossense. Os dados evidenciam o necessário rompimento com a racionalidade que separa cognição, motricidade e imaginação nas aprendizagens que levam à sensibilidade para com o Outro na escola. A inter-relação entre culturas e saberes, potencializa a educação intercultural como prática social. Palavras-chave: Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497
10.29286/rep.v26i62/2.5497
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i62/2.5497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497/3621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 527-548
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i62/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216413704192