Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497 |
Resumo: | A pesquisa-ação, concluída em 2017, pautou-se na formação de professores com foco na Educação Intercultural e teve como tema articulador a educação do corpo e as Danças Circulares Sagradas, visando ao reconhecimento das diferentes culturas e práticas sociais, ao mesmo tempo em que possibilita ao grupo-pesquisador a identificação com a cultura local de Poconé, no Pantanal Mato-Grossense. Os dados evidenciam o necessário rompimento com a racionalidade que separa cognição, motricidade e imaginação nas aprendizagens que levam à sensibilidade para com o Outro na escola. A inter-relação entre culturas e saberes, potencializa a educação intercultural como prática social. Palavras-chave: Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores. |
id |
UFMT-3_4991dd2b243958717d78850134045e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5497 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professoresCorpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.Formação de professoresA pesquisa-ação, concluída em 2017, pautou-se na formação de professores com foco na Educação Intercultural e teve como tema articulador a educação do corpo e as Danças Circulares Sagradas, visando ao reconhecimento das diferentes culturas e práticas sociais, ao mesmo tempo em que possibilita ao grupo-pesquisador a identificação com a cultura local de Poconé, no Pantanal Mato-Grossense. Os dados evidenciam o necessário rompimento com a racionalidade que separa cognição, motricidade e imaginação nas aprendizagens que levam à sensibilidade para com o Outro na escola. A inter-relação entre culturas e saberes, potencializa a educação intercultural como prática social. Palavras-chave: Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/549710.29286/rep.v26i62/2.5497Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 527-5482238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497/3621Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Solange Mara MoreschiGRANDO, Beleni Saléte2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5497Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores |
title |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores |
spellingShingle |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores SILVA, Solange Mara Moreschi Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores. Formação de professores |
title_short |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores |
title_full |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores |
title_fullStr |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores |
title_sort |
Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores |
author |
SILVA, Solange Mara Moreschi |
author_facet |
SILVA, Solange Mara Moreschi GRANDO, Beleni Saléte |
author_role |
author |
author2 |
GRANDO, Beleni Saléte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Solange Mara Moreschi GRANDO, Beleni Saléte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores. Formação de professores |
topic |
Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores. Formação de professores |
description |
A pesquisa-ação, concluída em 2017, pautou-se na formação de professores com foco na Educação Intercultural e teve como tema articulador a educação do corpo e as Danças Circulares Sagradas, visando ao reconhecimento das diferentes culturas e práticas sociais, ao mesmo tempo em que possibilita ao grupo-pesquisador a identificação com a cultura local de Poconé, no Pantanal Mato-Grossense. Os dados evidenciam o necessário rompimento com a racionalidade que separa cognição, motricidade e imaginação nas aprendizagens que levam à sensibilidade para com o Outro na escola. A inter-relação entre culturas e saberes, potencializa a educação intercultural como prática social. Palavras-chave: Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497 10.29286/rep.v26i62/2.5497 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i62/2.5497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497/3621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 527-548 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i62/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216413704192 |