Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Kênia Hilda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2266
Resumo: O objetivo do texto é apresentar um balanço das pesquisas em História da Educação que tiveram como objeto de análise o livro didático. Como fonte de busca são utilizadas as bibliografias apresentadas pelos projetos Livros Escolares e Manuales Escolares, o Banco de Teses da Capes e Anais de congressos e revistas de história da educação. O balanço está dividido em uma análise quanti e qualitativa. Na parte quantitativa destaca-se número de trabalhos, período, recorrência de autores, instituições de pesquisa, etc. Na parte qualitativa centra-se na análise do conteúdo das investigações, enfatizando os temas emergentes, os métodos, os referenciais teóricos e a temporalidade.Palavras-chave: Pesquisas. História da Educação. Livro didático.
id UFMT-3_4de33fd6bb36600020f258915b38d752
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2266
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodosPesquisas. História da Educação. Livro didático.O objetivo do texto é apresentar um balanço das pesquisas em História da Educação que tiveram como objeto de análise o livro didático. Como fonte de busca são utilizadas as bibliografias apresentadas pelos projetos Livros Escolares e Manuales Escolares, o Banco de Teses da Capes e Anais de congressos e revistas de história da educação. O balanço está dividido em uma análise quanti e qualitativa. Na parte quantitativa destaca-se número de trabalhos, período, recorrência de autores, instituições de pesquisa, etc. Na parte qualitativa centra-se na análise do conteúdo das investigações, enfatizando os temas emergentes, os métodos, os referenciais teóricos e a temporalidade.Palavras-chave: Pesquisas. História da Educação. Livro didático.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMapeamentoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/226610.29286/rep.v26i63.2266Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 877-9032238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2266/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMOREIRA, Kênia Hilda2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2266Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
title Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
spellingShingle Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
MOREIRA, Kênia Hilda
Pesquisas. História da Educação. Livro didático.
title_short Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
title_full Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
title_fullStr Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
title_full_unstemmed Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
title_sort Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos
author MOREIRA, Kênia Hilda
author_facet MOREIRA, Kênia Hilda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Kênia Hilda
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisas. História da Educação. Livro didático.
topic Pesquisas. História da Educação. Livro didático.
description O objetivo do texto é apresentar um balanço das pesquisas em História da Educação que tiveram como objeto de análise o livro didático. Como fonte de busca são utilizadas as bibliografias apresentadas pelos projetos Livros Escolares e Manuales Escolares, o Banco de Teses da Capes e Anais de congressos e revistas de história da educação. O balanço está dividido em uma análise quanti e qualitativa. Na parte quantitativa destaca-se número de trabalhos, período, recorrência de autores, instituições de pesquisa, etc. Na parte qualitativa centra-se na análise do conteúdo das investigações, enfatizando os temas emergentes, os métodos, os referenciais teóricos e a temporalidade.Palavras-chave: Pesquisas. História da Educação. Livro didático.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Mapeamento
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2266
10.29286/rep.v26i63.2266
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2266
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i63.2266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2266/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 877-903
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i63
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215951282176