A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, João Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: NASCIMENTO, Adir Casaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4998
Resumo: O presente estudo traz um olhar pesquisador voltado para a compreensão da infância indígena, com base na cosmologia e espiritualidade Kaiowá e Guarani. Trata-se de um olhar que remete aos estudos e pesquisas realizados pelos intelectuais indígenas voltados para territorialidade, processos próprios de ensino-aprendizagem e educação escolar diferenciada praticada pelos Guarani e Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado, no contexto do núcleo do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Palavras-Chave: Infância. Indígena. Pedagogia.
id UFMT-3_4e6a240128169a8e07deddb5b7ed7eb7
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4998
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e KaiowáInfância. Indígena. Pedagogia.Infância indígena KaiowáO presente estudo traz um olhar pesquisador voltado para a compreensão da infância indígena, com base na cosmologia e espiritualidade Kaiowá e Guarani. Trata-se de um olhar que remete aos estudos e pesquisas realizados pelos intelectuais indígenas voltados para territorialidade, processos próprios de ensino-aprendizagem e educação escolar diferenciada praticada pelos Guarani e Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado, no contexto do núcleo do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Palavras-Chave: Infância. Indígena. Pedagogia.Universidade Federal de Mato Grosso2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/499810.29286/rep.v26i62/1.4998Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 335-3542238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4998/3370Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES, João CarlosNASCIMENTO, Adir Casaro2017-06-13T13:17:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4998Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:17:46Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
title A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
spellingShingle A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
GOMES, João Carlos
Infância. Indígena. Pedagogia.
Infância indígena Kaiowá
title_short A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
title_full A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
title_fullStr A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
title_full_unstemmed A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
title_sort A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá
author GOMES, João Carlos
author_facet GOMES, João Carlos
NASCIMENTO, Adir Casaro
author_role author
author2 NASCIMENTO, Adir Casaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, João Carlos
NASCIMENTO, Adir Casaro
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Indígena. Pedagogia.
Infância indígena Kaiowá
topic Infância. Indígena. Pedagogia.
Infância indígena Kaiowá
description O presente estudo traz um olhar pesquisador voltado para a compreensão da infância indígena, com base na cosmologia e espiritualidade Kaiowá e Guarani. Trata-se de um olhar que remete aos estudos e pesquisas realizados pelos intelectuais indígenas voltados para territorialidade, processos próprios de ensino-aprendizagem e educação escolar diferenciada praticada pelos Guarani e Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado, no contexto do núcleo do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Palavras-Chave: Infância. Indígena. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4998
10.29286/rep.v26i62/1.4998
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4998
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i62/1.4998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4998/3370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 335-354
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i62/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989988114792448