CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Agenor de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: PASSOS, Luiz Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509
Resumo: Paulo Sérgio do Carmo é um destacado educador e escritor que se dedica com muita sutileza ao estudo da fenomenologia merleau-pontyana. Na obra em referência, esse autor discute a filosofia das essências de Maurice Merleau-Ponty. Os elementos-chave discutidos nesta resenha dizem respeito àquilo que esse fenomenólogo procura clarificar quando diz que os fenômenos resumem-se em definir essências, ou seja, é o ir buscar a coerência lógica do evento. Para isso, dentro de uma metodologia das ciências sociais, procura demonstrar que, para essa corrente teórica, não somos nós a interferirmos nas coisas e sim são elas que se mostram para nós, ou melhor, se deixam revelar.
id UFMT-3_4ee049b1edf6f251216d7ad1614d34d4
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/509
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).Paulo Sérgio do CarmoFenomenologiaPaulo Sérgio do Carmo é um destacado educador e escritor que se dedica com muita sutileza ao estudo da fenomenologia merleau-pontyana. Na obra em referência, esse autor discute a filosofia das essências de Maurice Merleau-Ponty. Os elementos-chave discutidos nesta resenha dizem respeito àquilo que esse fenomenólogo procura clarificar quando diz que os fenômenos resumem-se em definir essências, ou seja, é o ir buscar a coerência lógica do evento. Para isso, dentro de uma metodologia das ciências sociais, procura demonstrar que, para essa corrente teórica, não somos nós a interferirmos nas coisas e sim são elas que se mostram para nós, ou melhor, se deixam revelar.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/50910.29286/rep.v17i35.509Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 587-5902238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509/435OLIVEIRA, Agenor dePASSOS, Luiz Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/509Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
title CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
spellingShingle CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
OLIVEIRA, Agenor de
Paulo Sérgio do Carmo
Fenomenologia
title_short CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
title_full CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
title_fullStr CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
title_full_unstemmed CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
title_sort CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
author OLIVEIRA, Agenor de
author_facet OLIVEIRA, Agenor de
PASSOS, Luiz Augusto
author_role author
author2 PASSOS, Luiz Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Agenor de
PASSOS, Luiz Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Sérgio do Carmo
Fenomenologia
topic Paulo Sérgio do Carmo
Fenomenologia
description Paulo Sérgio do Carmo é um destacado educador e escritor que se dedica com muita sutileza ao estudo da fenomenologia merleau-pontyana. Na obra em referência, esse autor discute a filosofia das essências de Maurice Merleau-Ponty. Os elementos-chave discutidos nesta resenha dizem respeito àquilo que esse fenomenólogo procura clarificar quando diz que os fenômenos resumem-se em definir essências, ou seja, é o ir buscar a coerência lógica do evento. Para isso, dentro de uma metodologia das ciências sociais, procura demonstrar que, para essa corrente teórica, não somos nós a interferirmos nas coisas e sim são elas que se mostram para nós, ou melhor, se deixam revelar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509
10.29286/rep.v17i35.509
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509
identifier_str_mv 10.29286/rep.v17i35.509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509/435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 587-590
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v17i35
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215098789888