CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509 |
Resumo: | Paulo Sérgio do Carmo é um destacado educador e escritor que se dedica com muita sutileza ao estudo da fenomenologia merleau-pontyana. Na obra em referência, esse autor discute a filosofia das essências de Maurice Merleau-Ponty. Os elementos-chave discutidos nesta resenha dizem respeito àquilo que esse fenomenólogo procura clarificar quando diz que os fenômenos resumem-se em definir essências, ou seja, é o ir buscar a coerência lógica do evento. Para isso, dentro de uma metodologia das ciências sociais, procura demonstrar que, para essa corrente teórica, não somos nós a interferirmos nas coisas e sim são elas que se mostram para nós, ou melhor, se deixam revelar. |
id |
UFMT-3_4ee049b1edf6f251216d7ad1614d34d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/509 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).Paulo Sérgio do CarmoFenomenologiaPaulo Sérgio do Carmo é um destacado educador e escritor que se dedica com muita sutileza ao estudo da fenomenologia merleau-pontyana. Na obra em referência, esse autor discute a filosofia das essências de Maurice Merleau-Ponty. Os elementos-chave discutidos nesta resenha dizem respeito àquilo que esse fenomenólogo procura clarificar quando diz que os fenômenos resumem-se em definir essências, ou seja, é o ir buscar a coerência lógica do evento. Para isso, dentro de uma metodologia das ciências sociais, procura demonstrar que, para essa corrente teórica, não somos nós a interferirmos nas coisas e sim são elas que se mostram para nós, ou melhor, se deixam revelar.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/50910.29286/rep.v17i35.509Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 587-5902238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509/435OLIVEIRA, Agenor dePASSOS, Luiz Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/509Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). |
title |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). |
spellingShingle |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). OLIVEIRA, Agenor de Paulo Sérgio do Carmo Fenomenologia |
title_short |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). |
title_full |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). |
title_fullStr |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). |
title_full_unstemmed |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). |
title_sort |
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). |
author |
OLIVEIRA, Agenor de |
author_facet |
OLIVEIRA, Agenor de PASSOS, Luiz Augusto |
author_role |
author |
author2 |
PASSOS, Luiz Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Agenor de PASSOS, Luiz Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Sérgio do Carmo Fenomenologia |
topic |
Paulo Sérgio do Carmo Fenomenologia |
description |
Paulo Sérgio do Carmo é um destacado educador e escritor que se dedica com muita sutileza ao estudo da fenomenologia merleau-pontyana. Na obra em referência, esse autor discute a filosofia das essências de Maurice Merleau-Ponty. Os elementos-chave discutidos nesta resenha dizem respeito àquilo que esse fenomenólogo procura clarificar quando diz que os fenômenos resumem-se em definir essências, ou seja, é o ir buscar a coerência lógica do evento. Para isso, dentro de uma metodologia das ciências sociais, procura demonstrar que, para essa corrente teórica, não somos nós a interferirmos nas coisas e sim são elas que se mostram para nós, ou melhor, se deixam revelar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509 10.29286/rep.v17i35.509 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v17i35.509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509/435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 587-590 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v17i35 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215098789888 |