A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/920 |
Resumo: | Orientado pela Teoria das representações sociais este estudo identificou significados sobre criança e representações identitárias da docência. Privilegiou análise dos significados atribuídos à criança, segundo 252 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia de três universidades brasileiras. Os dados analisados se referem às associações de palavras para o termo criança (software EVOC) e análise de conteúdo em articulação com as questões abertas, submetidas a análise lexical. Os dados revelam a criança pequena e inocente cuja expressividade lúdica se articula à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. Criança foi associada ao não-familiar e a possível ameaça identitária, aquilo que escapa e que deve ser modelada.Palavras-chave: Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.AbstractGuided by the Theory of Social Representations this study has identified meanings about child and identity representations of teaching. It has favored analysis of meanings assigned to the child, according to 252 first grade students of Pedagogy course of three brazilian universities. The analysed data refer to the associations of words to the termination child (software EVOC) and the analysis of content articulated with the open questions, submitted to lexical analysis. The data reveal the small and naif child whose ludical expressivity articulates to the learning and cognitive development. Child was associated to non-familiar and to possible identity threat, the one that escapes and has to be modeled.Keywords: Social and Identity Representations. Childhood. Early Childhood Education. |
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