A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Daniela Barros Silva Freire
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/920
Resumo: Orientado pela Teoria das representações sociais este estudo identificou significados sobre criança e representações identitárias da docência. Privilegiou análise dos significados atribuídos à criança, segundo 252 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia de três universidades brasileiras. Os dados analisados se referem às associações de palavras para o termo criança (software EVOC) e análise de conteúdo em articulação com as questões abertas, submetidas a análise lexical. Os dados revelam a criança pequena e inocente cuja expressividade lúdica se articula à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. Criança foi associada ao não-familiar e a possível ameaça identitária, aquilo que escapa e que deve ser modelada.Palavras-chave: Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.AbstractGuided by the Theory of Social Representations this study has identified meanings about child and identity representations of teaching. It has favored analysis of meanings assigned to the child, according to 252 first grade students of Pedagogy course of three brazilian universities. The analysed data refer to the associations of words to the termination child (software EVOC) and the analysis of content articulated with the open questions, submitted to lexical analysis. The data reveal the small and naif child whose ludical expressivity articulates to the learning and cognitive development. Child was associated to non-familiar and to possible identity threat, the one that escapes and has to be modeled.Keywords: Social and Identity Representations. Childhood. Early Childhood Education.
id UFMT-3_4f4df33f9547f9b434096e7eb97e28d2
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/920
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantilRepresentações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.Criança e Professor de Educação Infantil.Orientado pela Teoria das representações sociais este estudo identificou significados sobre criança e representações identitárias da docência. Privilegiou análise dos significados atribuídos à criança, segundo 252 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia de três universidades brasileiras. Os dados analisados se referem às associações de palavras para o termo criança (software EVOC) e análise de conteúdo em articulação com as questões abertas, submetidas a análise lexical. Os dados revelam a criança pequena e inocente cuja expressividade lúdica se articula à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. Criança foi associada ao não-familiar e a possível ameaça identitária, aquilo que escapa e que deve ser modelada.Palavras-chave: Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.AbstractGuided by the Theory of Social Representations this study has identified meanings about child and identity representations of teaching. It has favored analysis of meanings assigned to the child, according to 252 first grade students of Pedagogy course of three brazilian universities. The analysed data refer to the associations of words to the termination child (software EVOC) and the analysis of content articulated with the open questions, submitted to lexical analysis. The data reveal the small and naif child whose ludical expressivity articulates to the learning and cognitive development. Child was associated to non-familiar and to possible identity threat, the one that escapes and has to be modeled.Keywords: Social and Identity Representations. Childhood. Early Childhood Education.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/92010.29286/rep.v22i49/1.920Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 361-3772238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/920/721ANDRADE, Daniela Barros Silva Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/920Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
title A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
spellingShingle A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
ANDRADE, Daniela Barros Silva Freire
Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.
Criança e Professor de Educação Infantil.
title_short A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
title_full A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
title_fullStr A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
title_full_unstemmed A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
title_sort A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil
author ANDRADE, Daniela Barros Silva Freire
author_facet ANDRADE, Daniela Barros Silva Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Daniela Barros Silva Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.
Criança e Professor de Educação Infantil.
topic Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.
Criança e Professor de Educação Infantil.
description Orientado pela Teoria das representações sociais este estudo identificou significados sobre criança e representações identitárias da docência. Privilegiou análise dos significados atribuídos à criança, segundo 252 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia de três universidades brasileiras. Os dados analisados se referem às associações de palavras para o termo criança (software EVOC) e análise de conteúdo em articulação com as questões abertas, submetidas a análise lexical. Os dados revelam a criança pequena e inocente cuja expressividade lúdica se articula à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. Criança foi associada ao não-familiar e a possível ameaça identitária, aquilo que escapa e que deve ser modelada.Palavras-chave: Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.AbstractGuided by the Theory of Social Representations this study has identified meanings about child and identity representations of teaching. It has favored analysis of meanings assigned to the child, according to 252 first grade students of Pedagogy course of three brazilian universities. The analysed data refer to the associations of words to the termination child (software EVOC) and the analysis of content articulated with the open questions, submitted to lexical analysis. The data reveal the small and naif child whose ludical expressivity articulates to the learning and cognitive development. Child was associated to non-familiar and to possible identity threat, the one that escapes and has to be modeled.Keywords: Social and Identity Representations. Childhood. Early Childhood Education.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/920
10.29286/rep.v22i49/1.920
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/920
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i49/1.920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/920/721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 361-377
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i49/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215529754624