A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315 |
Resumo: | Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação. |
id |
UFMT-3_52b45dcc8d38a33ed10594eb24b807d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/315 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidadesDocumentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas.Educação InfantilEste artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/31510.29286/rep.v20i44.315Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 413-4282238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315/283Marques, Amanda Cristina Teagno LopesAlmeida, Maria Isabel deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/315Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades |
title |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades |
spellingShingle |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas. Educação Infantil |
title_short |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades |
title_full |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades |
title_fullStr |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades |
title_full_unstemmed |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades |
title_sort |
A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades |
author |
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes |
author_facet |
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes Almeida, Maria Isabel de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria Isabel de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes Almeida, Maria Isabel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas. Educação Infantil |
topic |
Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas. Educação Infantil |
description |
Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315 10.29286/rep.v20i44.315 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v20i44.315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315/283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 413-428 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v20i44 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1788989986532491264 |