A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Maria Isabel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315
Resumo: Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.
id UFMT-3_52b45dcc8d38a33ed10594eb24b807d7
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/315
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidadesDocumentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas.Educação InfantilEste artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/31510.29286/rep.v20i44.315Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 413-4282238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315/283Marques, Amanda Cristina Teagno LopesAlmeida, Maria Isabel deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/315Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
title A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
spellingShingle A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes
Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas.
Educação Infantil
title_short A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
title_full A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
title_fullStr A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
title_full_unstemmed A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
title_sort A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
author Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes
author_facet Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes
Almeida, Maria Isabel de
author_role author
author2 Almeida, Maria Isabel de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes
Almeida, Maria Isabel de
dc.subject.por.fl_str_mv Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas.
Educação Infantil
topic Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas.
Educação Infantil
description Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315
10.29286/rep.v20i44.315
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315
identifier_str_mv 10.29286/rep.v20i44.315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315/283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 413-428
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v20i44
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989986532491264