Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIXÃO, Lea Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/518
Resumo: O texto apresenta resultados de pesquisa realizada entre 2005 e 2007, com mães de crianças que frequentam uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva analisar expectativas de socialização na escola considerando estratégias instrumentais e identitárias. As análises se apoiaram em Pierre Bourdieu, Daniel Thin e Agnès Van Zanten. Foram realizadas entrevistas individuais com seis mães. Para três mães, a escola deve ocupar-se, principalmente do ensino. As demais, que vivem em favelas próximas à escola, revelaram expectativas modestas de socialização na escola. Todas, no entanto, esperam que a escola garanta a guarda das crianças durante o horário escolar.Expectations of socialization in school among mothersAbstractThe text presents the results of a research carried out between 2005 and 2007 with children´s mothers attending a public school in the State of Rio de Janeiro. It´s foccussed on the analysis of expectations of socialization in schools considering instrumental strategies and identities. Analysis were based, specially, on Pierre Bourdieu, Daniel Thin and Agnes Van Zanten. Individual interviews took place with six mothers who showed differences in relation to their expectations of school as a socializing place. Three of them fear the experiences of socialization in school. For them, school role should be primarily learning. The others, who live in a slum near the school, show little expecttions of such socialization. Linking the two groups there is the general expection that the school should look after the children, guaranting their safety, during school period.Keywords: Socialization in school. Family and school. Education and poor social layers.
id UFMT-3_570d236e7402bc22de00875d49ce91ca
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/518
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de JaneiroSocialização na escola. Família e escola. Escolarização e camadas populares.Socialização na escolaO texto apresenta resultados de pesquisa realizada entre 2005 e 2007, com mães de crianças que frequentam uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva analisar expectativas de socialização na escola considerando estratégias instrumentais e identitárias. As análises se apoiaram em Pierre Bourdieu, Daniel Thin e Agnès Van Zanten. Foram realizadas entrevistas individuais com seis mães. Para três mães, a escola deve ocupar-se, principalmente do ensino. As demais, que vivem em favelas próximas à escola, revelaram expectativas modestas de socialização na escola. Todas, no entanto, esperam que a escola garanta a guarda das crianças durante o horário escolar.Expectations of socialization in school among mothersAbstractThe text presents the results of a research carried out between 2005 and 2007 with children´s mothers attending a public school in the State of Rio de Janeiro. It´s foccussed on the analysis of expectations of socialization in schools considering instrumental strategies and identities. Analysis were based, specially, on Pierre Bourdieu, Daniel Thin and Agnes Van Zanten. Individual interviews took place with six mothers who showed differences in relation to their expectations of school as a socializing place. Three of them fear the experiences of socialization in school. For them, school role should be primarily learning. The others, who live in a slum near the school, show little expecttions of such socialization. Linking the two groups there is the general expection that the school should look after the children, guaranting their safety, during school period.Keywords: Socialization in school. Family and school. Education and poor social layers.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/51810.29286/rep.v18i36.518Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 33-482238-20970104-596210.29286/rep.v18i36reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/518/441PAIXÃO, Lea Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/518Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
title Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
spellingShingle Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
PAIXÃO, Lea Pinheiro
Socialização na escola. Família e escola. Escolarização e camadas populares.
Socialização na escola
title_short Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
title_full Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
title_fullStr Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
title_sort Expectativas de socialização na escola entre mães de camadas populares do Rio de Janeiro
author PAIXÃO, Lea Pinheiro
author_facet PAIXÃO, Lea Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIXÃO, Lea Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização na escola. Família e escola. Escolarização e camadas populares.
Socialização na escola
topic Socialização na escola. Família e escola. Escolarização e camadas populares.
Socialização na escola
description O texto apresenta resultados de pesquisa realizada entre 2005 e 2007, com mães de crianças que frequentam uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva analisar expectativas de socialização na escola considerando estratégias instrumentais e identitárias. As análises se apoiaram em Pierre Bourdieu, Daniel Thin e Agnès Van Zanten. Foram realizadas entrevistas individuais com seis mães. Para três mães, a escola deve ocupar-se, principalmente do ensino. As demais, que vivem em favelas próximas à escola, revelaram expectativas modestas de socialização na escola. Todas, no entanto, esperam que a escola garanta a guarda das crianças durante o horário escolar.Expectations of socialization in school among mothersAbstractThe text presents the results of a research carried out between 2005 and 2007 with children´s mothers attending a public school in the State of Rio de Janeiro. It´s foccussed on the analysis of expectations of socialization in schools considering instrumental strategies and identities. Analysis were based, specially, on Pierre Bourdieu, Daniel Thin and Agnes Van Zanten. Individual interviews took place with six mothers who showed differences in relation to their expectations of school as a socializing place. Three of them fear the experiences of socialization in school. For them, school role should be primarily learning. The others, who live in a slum near the school, show little expecttions of such socialization. Linking the two groups there is the general expection that the school should look after the children, guaranting their safety, during school period.Keywords: Socialization in school. Family and school. Education and poor social layers.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/518
10.29286/rep.v18i36.518
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/518
identifier_str_mv 10.29286/rep.v18i36.518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/518/441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 33-48
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v18i36
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215105081344