O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699 |
Resumo: | Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente. Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral. The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro Abstract: In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students. Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgment |
id |
UFMT-3_5beecd3c8752aff6ada11b9687c3561b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1699 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiroetnografiaconselho de classeavaliaçãojuízo professoral.Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente. Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral. The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro Abstract: In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students. Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgmentUniversidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/169910.29286/rep.v25i58.1699Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 33-532238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699/pdfSÁ EARP, Maria de LourdesPRADO, Ana Pires doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1699Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:40Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro |
title |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro SÁ EARP, Maria de Lourdes etnografia conselho de classe avaliação juízo professoral. |
title_short |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro |
author |
SÁ EARP, Maria de Lourdes |
author_facet |
SÁ EARP, Maria de Lourdes PRADO, Ana Pires do |
author_role |
author |
author2 |
PRADO, Ana Pires do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÁ EARP, Maria de Lourdes PRADO, Ana Pires do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
etnografia conselho de classe avaliação juízo professoral. |
topic |
etnografia conselho de classe avaliação juízo professoral. |
description |
Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente. Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral. The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro Abstract: In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students. Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgment |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699 10.29286/rep.v25i58.1699 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i58.1699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 33-53 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i58 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215643000832 |