O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ EARP, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PRADO, Ana Pires do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699
Resumo: Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente. Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral.  The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro   Abstract: In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students. Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgment
id UFMT-3_5beecd3c8752aff6ada11b9687c3561b
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1699
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiroetnografiaconselho de classeavaliaçãojuízo professoral.Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente. Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral.  The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro   Abstract: In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students. Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgmentUniversidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/169910.29286/rep.v25i58.1699Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 33-532238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699/pdfSÁ EARP, Maria de LourdesPRADO, Ana Pires doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1699Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:40Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
title O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
SÁ EARP, Maria de Lourdes
etnografia
conselho de classe
avaliação
juízo professoral.
title_short O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
title_full O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
title_sort O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro
author SÁ EARP, Maria de Lourdes
author_facet SÁ EARP, Maria de Lourdes
PRADO, Ana Pires do
author_role author
author2 PRADO, Ana Pires do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SÁ EARP, Maria de Lourdes
PRADO, Ana Pires do
dc.subject.por.fl_str_mv etnografia
conselho de classe
avaliação
juízo professoral.
topic etnografia
conselho de classe
avaliação
juízo professoral.
description Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente. Palavras chave: Etnografia. Conselho de Classe. Avaliação. Juízo Professoral.  The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro   Abstract: In every school, there are the class council meetings, collective rituals in which teachers assess, judge and categorize their students. This article aims to describe how do the class councils work and how do teachers judge the students. We use the methodology of anthropology and we observe public schools in Rio de Janeiro city: two elementary schools and one high school. Our description reveals that the judgments are more moral and, thus more social than academic. From the viewpoint of the teachers, the student failure is the just academic mode of excluding undesirable students. Keywords: ethnography, class council, evaluation, teacher´s judgment
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699
10.29286/rep.v25i58.1699
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i58.1699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 33-53
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i58
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215643000832