Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10397 |
Resumo: | Sob a temática Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovações, esta edição especial da Revista de Educação Pública faz alusão à comemoração dos 300 anos da capital mato-grossense, ressaltando a cidade enquanto cenário de práticas educativas, no qual arquiteturas, instituições e práticas culturais sociais formam cidadãos em seus comportamentos, saberes, rituais e sonhos.Cuiabá, como as demais cidades, serve de inspiração para refletimos sobre como são apropriados os movimentos de sociabilidade que acontecem entre seus “atores, relações sociais, personagens, grupos, classes práticas de interação e de oposição, ritos e festas, comportamentos e hábitos” (PESAVENTO, 2007, p. 13). Em um movimento entre espaço-tempo, na compreensão do passado e planejamento de um futuro, a cidade sempre está a explicar o seu presente, conforme sinaliza Pesavento (2007). |
id |
UFMT-3_6509fa9d7ff44c535f418e14359e8007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/10397 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovaçõesSob a temática Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovações, esta edição especial da Revista de Educação Pública faz alusão à comemoração dos 300 anos da capital mato-grossense, ressaltando a cidade enquanto cenário de práticas educativas, no qual arquiteturas, instituições e práticas culturais sociais formam cidadãos em seus comportamentos, saberes, rituais e sonhos.Cuiabá, como as demais cidades, serve de inspiração para refletimos sobre como são apropriados os movimentos de sociabilidade que acontecem entre seus “atores, relações sociais, personagens, grupos, classes práticas de interação e de oposição, ritos e festas, comportamentos e hábitos” (PESAVENTO, 2007, p. 13). Em um movimento entre espaço-tempo, na compreensão do passado e planejamento de um futuro, a cidade sempre está a explicar o seu presente, conforme sinaliza Pesavento (2007).Universidade Federal de Mato Grosso2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1039710.29286/rep.v29ijan/dez.10397Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10397/7935Copyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Elizabeth FigueiredoGomes, Cleomar Ferreira2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/10397Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações |
title |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações |
spellingShingle |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações Sá, Elizabeth Figueiredo |
title_short |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações |
title_full |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações |
title_fullStr |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações |
title_full_unstemmed |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações |
title_sort |
Cuiabá 300 anos: debates sobre educação, pesquisa e inovações |
author |
Sá, Elizabeth Figueiredo |
author_facet |
Sá, Elizabeth Figueiredo Gomes, Cleomar Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Cleomar Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Elizabeth Figueiredo Gomes, Cleomar Ferreira |
description |
Sob a temática Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovações, esta edição especial da Revista de Educação Pública faz alusão à comemoração dos 300 anos da capital mato-grossense, ressaltando a cidade enquanto cenário de práticas educativas, no qual arquiteturas, instituições e práticas culturais sociais formam cidadãos em seus comportamentos, saberes, rituais e sonhos.Cuiabá, como as demais cidades, serve de inspiração para refletimos sobre como são apropriados os movimentos de sociabilidade que acontecem entre seus “atores, relações sociais, personagens, grupos, classes práticas de interação e de oposição, ritos e festas, comportamentos e hábitos” (PESAVENTO, 2007, p. 13). Em um movimento entre espaço-tempo, na compreensão do passado e planejamento de um futuro, a cidade sempre está a explicar o seu presente, conforme sinaliza Pesavento (2007). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10397 10.29286/rep.v29ijan/dez.10397 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10397 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.10397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10397/7935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217427677184 |