Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTILHO, Suely Dulce de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1242
Resumo: Este artigo tem como objetivo desmistificara concepção que caracteriza as famílias negras,rurais ou de classes populares, pela incúria, pela anormalidade e pelo desinteresse em relação à educação escolar. Os resultados da pesquisa aqui apresentados revelam que as famílias pesquisadas conferem à escola a única possibilidade de seusfilhos/netos romperem com o ciclo de desqualificação social, profissional e econômica, dado que percebem ser essa a história que se vem repetindo, há várias gerações, em seu grupo familiar. Em razão disso, depositam na escolarização todaa esperança, investem de forma descomunal, dentro de suas possibilidades, e com os recursosde que dispõem, para garantir a escolarização deseus descendentes.
id UFMT-3_665b1eba1eda48379900ed1eaa161ff9
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1242
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolasEducação. Família. Quilombo.Educação e Relações etnicorraciaisEste artigo tem como objetivo desmistificara concepção que caracteriza as famílias negras,rurais ou de classes populares, pela incúria, pela anormalidade e pelo desinteresse em relação à educação escolar. Os resultados da pesquisa aqui apresentados revelam que as famílias pesquisadas conferem à escola a única possibilidade de seusfilhos/netos romperem com o ciclo de desqualificação social, profissional e econômica, dado que percebem ser essa a história que se vem repetindo, há várias gerações, em seu grupo familiar. Em razão disso, depositam na escolarização todaa esperança, investem de forma descomunal, dentro de suas possibilidades, e com os recursosde que dispõem, para garantir a escolarização deseus descendentes.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/124210.29286/rep.v22i50.1242Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 745-7622238-20970104-596210.29286/rep.v22i50reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1242/989CASTILHO, Suely Dulce deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:37Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1242Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:37Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
title Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
spellingShingle Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
CASTILHO, Suely Dulce de
Educação. Família. Quilombo.
Educação e Relações etnicorraciais
title_short Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
title_full Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
title_fullStr Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
title_full_unstemmed Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
title_sort Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas
author CASTILHO, Suely Dulce de
author_facet CASTILHO, Suely Dulce de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTILHO, Suely Dulce de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Família. Quilombo.
Educação e Relações etnicorraciais
topic Educação. Família. Quilombo.
Educação e Relações etnicorraciais
description Este artigo tem como objetivo desmistificara concepção que caracteriza as famílias negras,rurais ou de classes populares, pela incúria, pela anormalidade e pelo desinteresse em relação à educação escolar. Os resultados da pesquisa aqui apresentados revelam que as famílias pesquisadas conferem à escola a única possibilidade de seusfilhos/netos romperem com o ciclo de desqualificação social, profissional e econômica, dado que percebem ser essa a história que se vem repetindo, há várias gerações, em seu grupo familiar. Em razão disso, depositam na escolarização todaa esperança, investem de forma descomunal, dentro de suas possibilidades, e com os recursosde que dispõem, para garantir a escolarização deseus descendentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1242
10.29286/rep.v22i50.1242
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1242
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i50.1242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1242/989
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 745-762
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i50
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215575891968