Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANJOS, Alexandre Martins dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ANJOS, Rosana Abutakka V. dos, NUNES, Eunice Pereira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3675
Resumo: A crescente utilização de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVs 3D) em contextos educativos evidencia a importância de delinear pesquisas em relação à avaliação da aprendizagem e de Habilidades Sensório-Motoras (HSM), como forma de verificar se tais ambientes colaboram com o processo de ensino e treinamento virtual. Assim, este trabalho apresenta métodos de avaliação da aprendizagem e HSM em AVs 3D, em contextos educacionais, pautados em Nunes (2014) e Anjos (2014), validados a partir de estudos experimentais e análises estatísticas. Os resultados revelaram que é possível medir o nível de aquisição de conhecimento e de HSM a partir dos modelos propostos. Palavras-chave: Ambientes Virtuais Tridimensionais. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.
id UFMT-3_766576f3e4c63382cb3f9a00fec18204
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3675
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motorasAmbientes Virtuais Tridimensionais. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.Ambientes Virtuais TridimensionaisA crescente utilização de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVs 3D) em contextos educativos evidencia a importância de delinear pesquisas em relação à avaliação da aprendizagem e de Habilidades Sensório-Motoras (HSM), como forma de verificar se tais ambientes colaboram com o processo de ensino e treinamento virtual. Assim, este trabalho apresenta métodos de avaliação da aprendizagem e HSM em AVs 3D, em contextos educacionais, pautados em Nunes (2014) e Anjos (2014), validados a partir de estudos experimentais e análises estatísticas. Os resultados revelaram que é possível medir o nível de aquisição de conhecimento e de HSM a partir dos modelos propostos. Palavras-chave: Ambientes Virtuais Tridimensionais. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.Universidade Federal de Mato Grosso2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/367510.29286/rep.v25i59/1.3675Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 277-2932238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3675/2573ANJOS, Alexandre Martins dosANJOS, Rosana Abutakka V. dosNUNES, Eunice Pereira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3675Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
title Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
spellingShingle Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
ANJOS, Alexandre Martins dos
Ambientes Virtuais Tridimensionais. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.
Ambientes Virtuais Tridimensionais
title_short Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
title_full Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
title_fullStr Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
title_full_unstemmed Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
title_sort Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras
author ANJOS, Alexandre Martins dos
author_facet ANJOS, Alexandre Martins dos
ANJOS, Rosana Abutakka V. dos
NUNES, Eunice Pereira dos Santos
author_role author
author2 ANJOS, Rosana Abutakka V. dos
NUNES, Eunice Pereira dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANJOS, Alexandre Martins dos
ANJOS, Rosana Abutakka V. dos
NUNES, Eunice Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais Tridimensionais. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.
Ambientes Virtuais Tridimensionais
topic Ambientes Virtuais Tridimensionais. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.
Ambientes Virtuais Tridimensionais
description A crescente utilização de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVs 3D) em contextos educativos evidencia a importância de delinear pesquisas em relação à avaliação da aprendizagem e de Habilidades Sensório-Motoras (HSM), como forma de verificar se tais ambientes colaboram com o processo de ensino e treinamento virtual. Assim, este trabalho apresenta métodos de avaliação da aprendizagem e HSM em AVs 3D, em contextos educacionais, pautados em Nunes (2014) e Anjos (2014), validados a partir de estudos experimentais e análises estatísticas. Os resultados revelaram que é possível medir o nível de aquisição de conhecimento e de HSM a partir dos modelos propostos. Palavras-chave: Ambientes Virtuais Tridimensionais. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3675
10.29286/rep.v25i59/1.3675
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3675
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i59/1.3675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3675/2573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 277-293
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i59/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216024682496