Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABOUD, Leila Orssolan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações de faz de conta com alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.
id UFMT-3_7974d9c34ac47258ea7ec0cfc94a7d29
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8508
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantilFormação de professoresEducação infantilFaz de contaPrática pedagógicaDesenvolvimento psíquicoFormação de professores Educação infantilFaz de contaPrática pedagógicaDesenvolvimento psíquicoEste artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações de faz de conta com alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.Universidade Federal de Mato Grosso2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de abordagem qualitativaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850810.29286/rep.v28i69.8508Revista de Educação Pública; v. 28 n. 69 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, set./dez. 2019; 601-6212238-20970104-596210.29286/rep.v28i69reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessABOUD, Leila OrssolanAZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de2019-09-25T21:11:36Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8508Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-09-25T21:11:36Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
title Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
spellingShingle Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
ABOUD, Leila Orssolan
Formação de professores
Educação infantil
Faz de conta
Prática pedagógica
Desenvolvimento psíquico
Formação de professores
 Educação infantil
Faz de conta
Prática pedagógica
Desenvolvimento psíquico
title_short Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
title_full Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
title_fullStr Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
title_full_unstemmed Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
title_sort Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
author ABOUD, Leila Orssolan
author_facet ABOUD, Leila Orssolan
AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de
author_role author
author2 AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABOUD, Leila Orssolan
AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação infantil
Faz de conta
Prática pedagógica
Desenvolvimento psíquico
Formação de professores
 Educação infantil
Faz de conta
Prática pedagógica
Desenvolvimento psíquico
topic Formação de professores
Educação infantil
Faz de conta
Prática pedagógica
Desenvolvimento psíquico
Formação de professores
 Educação infantil
Faz de conta
Prática pedagógica
Desenvolvimento psíquico
description Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações de faz de conta com alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa de abordagem qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508
10.29286/rep.v28i69.8508
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i69.8508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 69 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, set./dez. 2019; 601-621
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i69
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216836280320