Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantil
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508 |
Resumo: | Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações de faz de conta com alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico. |
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Os cantos estão arrumados. E agora, professora? O faz de conta com crianças da educação infantilFormação de professoresEducação infantilFaz de contaPrática pedagógicaDesenvolvimento psíquicoFormação de professores Educação infantilFaz de contaPrática pedagógicaDesenvolvimento psíquicoEste artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações de faz de conta com alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.Universidade Federal de Mato Grosso2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de abordagem qualitativaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850810.29286/rep.v28i69.8508Revista de Educação Pública; v. 28 n. 69 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, set./dez. 2019; 601-6212238-20970104-596210.29286/rep.v28i69reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8508/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessABOUD, Leila OrssolanAZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de2019-09-25T21:11:36Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8508Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-09-25T21:11:36Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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