Representações sociais sobre bullying no cotidiano de escolas públicas de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ENS, Romilda Teodora
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: EYNG, Ana Maria, GISI, Maria Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1243
Resumo: Este estudo objetivou identificar as representações sociais sobre bullying de 489 alunos, 51 professores, 24 gestores, 47 funcionários e 148 pais, num total de 759 participantes, em sete municípios, 14 escolas públicas de educação básica do Paraná. Analisa as atitudes mais frequentes de profissionais da escola quando da ocorrência do fenômeno no cotidiano escolar. O aporte teórico das representações sociais possibilitou levantar os significados atribuídos ao bullying pela comunidade escolar, revelando o modo como este grupo incorporou os conceitos advindos da literatura. As representações dos profissionais da escola indicam dificuldade em lidar com o bullying, pelo desenvolvimento de ações individualizadas.
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