Representações sociais sobre bullying no cotidiano de escolas públicas de educação básica
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1243 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar as representações sociais sobre bullying de 489 alunos, 51 professores, 24 gestores, 47 funcionários e 148 pais, num total de 759 participantes, em sete municípios, 14 escolas públicas de educação básica do Paraná. Analisa as atitudes mais frequentes de profissionais da escola quando da ocorrência do fenômeno no cotidiano escolar. O aporte teórico das representações sociais possibilitou levantar os significados atribuídos ao bullying pela comunidade escolar, revelando o modo como este grupo incorporou os conceitos advindos da literatura. As representações dos profissionais da escola indicam dificuldade em lidar com o bullying, pelo desenvolvimento de ações individualizadas. |
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