Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARAÚJO, Joaquim Machado de, MONT’ALVERNE, Iduína
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8403
Resumo: Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida. 
id UFMT-3_9536d60f8ebd8b3cbca47b2f41c5d0b6
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8403
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroicaMitocrítica. Peter Pan. Infância Eterna. Simbolismo.InfânciaEste artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida. Universidade Federal de Mato Grosso2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/840310.29286/rep.v28i68.8403Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 485-5052238-20970104-596210.29286/rep.v28i68reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8403/5639Copyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessARAÚJO, Alberto FilipeARAÚJO, Joaquim Machado deMONT’ALVERNE, Iduína2019-05-20T20:14:23Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8403Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-05-20T20:14:23Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
title Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
spellingShingle Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
ARAÚJO, Alberto Filipe
Mitocrítica. Peter Pan. Infância Eterna. Simbolismo.
Infância
title_short Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
title_full Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
title_fullStr Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
title_full_unstemmed Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
title_sort Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica
author ARAÚJO, Alberto Filipe
author_facet ARAÚJO, Alberto Filipe
ARAÚJO, Joaquim Machado de
MONT’ALVERNE, Iduína
author_role author
author2 ARAÚJO, Joaquim Machado de
MONT’ALVERNE, Iduína
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Alberto Filipe
ARAÚJO, Joaquim Machado de
MONT’ALVERNE, Iduína
dc.subject.por.fl_str_mv Mitocrítica. Peter Pan. Infância Eterna. Simbolismo.
Infância
topic Mitocrítica. Peter Pan. Infância Eterna. Simbolismo.
Infância
description Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8403
10.29286/rep.v28i68.8403
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8403
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i68.8403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8403/5639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 485-505
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i68
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216827891712