Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: WIELEWSKI, Gladys Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266
Resumo: Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? – tipo Conceitual –, quanto em termos de conteúdo matemático – Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.
id UFMT-3_97dbb63a42cca0f3b3b99f4a50744167
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1266
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Por quês matemáticos na Revista do Professor de MatemáticaPor quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte.Educação matemática.Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? – tipo Conceitual –, quanto em termos de conteúdo matemático – Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/126610.29286/rep.v22i51.1266Revista de Educação Pública; v. 22 n. 51 (2013): Revista de Educação Pública, set./dez. 2013; 975-9982238-20970104-596210.29286/rep.v22i51reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266/1018Moriel JUNIOR, Jeferson GomesWIELEWSKI, Gladys Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:37Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1266Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:37Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
title Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
spellingShingle Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes
Por quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte.
Educação matemática.
title_short Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
title_full Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
title_fullStr Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
title_full_unstemmed Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
title_sort Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
author Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes
author_facet Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes
WIELEWSKI, Gladys Denise
author_role author
author2 WIELEWSKI, Gladys Denise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes
WIELEWSKI, Gladys Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Por quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte.
Educação matemática.
topic Por quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte.
Educação matemática.
description Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? – tipo Conceitual –, quanto em termos de conteúdo matemático – Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266
10.29286/rep.v22i51.1266
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i51.1266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266/1018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 51 (2013): Revista de Educação Pública, set./dez. 2013; 975-998
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i51
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215587426304