Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? – tipo Conceitual –, quanto em termos de conteúdo matemático – Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente. |
id |
UFMT-3_97dbb63a42cca0f3b3b99f4a50744167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1266 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de MatemáticaPor quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte.Educação matemática.Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? – tipo Conceitual –, quanto em termos de conteúdo matemático – Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/126610.29286/rep.v22i51.1266Revista de Educação Pública; v. 22 n. 51 (2013): Revista de Educação Pública, set./dez. 2013; 975-9982238-20970104-596210.29286/rep.v22i51reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266/1018Moriel JUNIOR, Jeferson GomesWIELEWSKI, Gladys Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:37Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1266Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:37Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática |
title |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática |
spellingShingle |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes Por quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte. Educação matemática. |
title_short |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática |
title_full |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática |
title_fullStr |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática |
title_sort |
Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática |
author |
Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes |
author_facet |
Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes WIELEWSKI, Gladys Denise |
author_role |
author |
author2 |
WIELEWSKI, Gladys Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moriel JUNIOR, Jeferson Gomes WIELEWSKI, Gladys Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Por quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte. Educação matemática. |
topic |
Por quês Matemáticos. Revista do Professor de Matemática. Estado da Arte. Educação matemática. |
description |
Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? – tipo Conceitual –, quanto em termos de conteúdo matemático – Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266 10.29286/rep.v22i51.1266 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i51.1266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1266/1018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 51 (2013): Revista de Educação Pública, set./dez. 2013; 975-998 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i51 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215587426304 |