Aprender com os povos indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4995 |
Resumo: | Victor Valla (1996, p.178) apontava “[...] nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas das classes subalternas estão nos dizendo [...]” e Eduardo Viveiros de Castro nos convida a aprender com os povos indígenas. Nesta perspectiva, discutimos o que estamos aprendendo com os povos indígenas da América Latina. Situamos esta discussão no contexto da colonização brasileira e de resistência dos povos indígenas. Sob o enfoque decolonial e não-colonial dos estudos interculturais, discutimos concepções e políticas indígenas de sustentabilidade e do bem-viver. Concluímos comentando as conexões da concepção pedagógica de Paulo Freire com o modo indígena de educar. Palavras-chave: Indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade. Bem-viver. |
id |
UFMT-3_a2f98b866de81f05bd80cf094f0d077d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4995 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender com os povos indígenasPovos Indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade. Bem-viver.Povos IndígenasVictor Valla (1996, p.178) apontava “[...] nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas das classes subalternas estão nos dizendo [...]” e Eduardo Viveiros de Castro nos convida a aprender com os povos indígenas. Nesta perspectiva, discutimos o que estamos aprendendo com os povos indígenas da América Latina. Situamos esta discussão no contexto da colonização brasileira e de resistência dos povos indígenas. Sob o enfoque decolonial e não-colonial dos estudos interculturais, discutimos concepções e políticas indígenas de sustentabilidade e do bem-viver. Concluímos comentando as conexões da concepção pedagógica de Paulo Freire com o modo indígena de educar. Palavras-chave: Indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade. Bem-viver.Universidade Federal de Mato Grosso2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoenfoque decolonial e não-colonial dos estudos interculturais, discutimos concepções e políticas indígenas de sustentabilidade e do bem-viver.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/499510.29286/rep.v26i62/1.4995Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 277-2942238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4995/3367Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFLEURI, Reinaldo Matias2017-06-13T13:17:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4995Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:17:46Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender com os povos indígenas |
title |
Aprender com os povos indígenas |
spellingShingle |
Aprender com os povos indígenas FLEURI, Reinaldo Matias Povos Indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade. Bem-viver. Povos Indígenas |
title_short |
Aprender com os povos indígenas |
title_full |
Aprender com os povos indígenas |
title_fullStr |
Aprender com os povos indígenas |
title_full_unstemmed |
Aprender com os povos indígenas |
title_sort |
Aprender com os povos indígenas |
author |
FLEURI, Reinaldo Matias |
author_facet |
FLEURI, Reinaldo Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FLEURI, Reinaldo Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Povos Indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade. Bem-viver. Povos Indígenas |
topic |
Povos Indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade. Bem-viver. Povos Indígenas |
description |
Victor Valla (1996, p.178) apontava “[...] nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas das classes subalternas estão nos dizendo [...]” e Eduardo Viveiros de Castro nos convida a aprender com os povos indígenas. Nesta perspectiva, discutimos o que estamos aprendendo com os povos indígenas da América Latina. Situamos esta discussão no contexto da colonização brasileira e de resistência dos povos indígenas. Sob o enfoque decolonial e não-colonial dos estudos interculturais, discutimos concepções e políticas indígenas de sustentabilidade e do bem-viver. Concluímos comentando as conexões da concepção pedagógica de Paulo Freire com o modo indígena de educar. Palavras-chave: Indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade. Bem-viver. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado enfoque decolonial e não-colonial dos estudos interculturais, discutimos concepções e políticas indígenas de sustentabilidade e do bem-viver. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4995 10.29286/rep.v26i62/1.4995 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4995 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i62/1.4995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4995/3367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 277-294 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i62/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216372809728 |