A escolarização da infância rural no espaço lusobrasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7179 |
Resumo: | Analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro, privilegiando a organização da escola do ensino primário elementar é foco deste artigo. Subsidiados pela história comparada, são analisadas produções acadêmicas e legislações dos países, privilegiando categorias que permitiram aproximar/ distanciar das realidades: acesso, modalidades escolares e currículo. A delimitação temporal deve-se ao período inicial do governo de Salazar, em Portugal, que contempla, também, o Estado Novo no Brasil (1937-1945). Utilizou-se da escola para imprimir na infância valores nacionalistas e formar hábitos e saberes necessários para o trabalho.Palavras-chave: Pesquisa comparada. Educação rural. Espaço luso-brasileiro. |
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A escolarização da infância rural no espaço lusobrasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945)Pesquisa comparada. Educação rural. Espaço luso-brasileiro.História da EducaçãoAnalisar as políticas públicas educacionais voltadas para a escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro, privilegiando a organização da escola do ensino primário elementar é foco deste artigo. Subsidiados pela história comparada, são analisadas produções acadêmicas e legislações dos países, privilegiando categorias que permitiram aproximar/ distanciar das realidades: acesso, modalidades escolares e currículo. A delimitação temporal deve-se ao período inicial do governo de Salazar, em Portugal, que contempla, também, o Estado Novo no Brasil (1937-1945). Utilizou-se da escola para imprimir na infância valores nacionalistas e formar hábitos e saberes necessários para o trabalho.Palavras-chave: Pesquisa comparada. Educação rural. Espaço luso-brasileiro.Universidade Federal de Mato Grosso2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/717910.29286/rep.v27i66.7179Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 951-9722238-20970104-596210.29286/rep.v27i66reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7179/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Elizabeth Figueiredo deCarvalho, Carlos HenriqueAssis e Silva, Luciana Vicência do Carmo de2018-09-05T08:02:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7179Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-09-05T08:02:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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