A escolarização da infância rural no espaço lusobrasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Carlos Henrique, Assis e Silva, Luciana Vicência do Carmo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7179
Resumo: Analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro, privilegiando a organização da escola do ensino primário elementar é foco deste artigo. Subsidiados pela história comparada, são analisadas produções acadêmicas e legislações dos países, privilegiando categorias que permitiram aproximar/ distanciar das realidades: acesso, modalidades escolares e currículo. A delimitação temporal deve-se ao período inicial do governo de Salazar, em Portugal, que contempla, também, o Estado Novo no Brasil (1937-1945). Utilizou-se da escola para imprimir na infância valores nacionalistas e formar hábitos e saberes necessários para o trabalho.Palavras-chave: Pesquisa comparada. Educação rural. Espaço luso-brasileiro.
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