Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HERDT, Samyra Orben
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MARCOMIN, Fátima Elizabeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364
Resumo: pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente. Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Agroecologia.
id UFMT-3_a9f5f35d274a2a985d19c6014e901e6a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1364
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicosPercepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia.Educação Ambientalpesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente. Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Agroecologia.Universidade Federal de Mato Grosso2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa fenomenológica.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/136410.29286/rep.v24i57.1364Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 615-6352238-20970104-596210.29286/rep.v24i57reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364/pdfHERDT, Samyra OrbenMARCOMIN, Fátima Elizabetiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:38Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1364Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:38Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
title Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
spellingShingle Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
HERDT, Samyra Orben
Percepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia.
Educação Ambiental
title_short Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
title_full Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
title_fullStr Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
title_full_unstemmed Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
title_sort Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
author HERDT, Samyra Orben
author_facet HERDT, Samyra Orben
MARCOMIN, Fátima Elizabeti
author_role author
author2 MARCOMIN, Fátima Elizabeti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HERDT, Samyra Orben
MARCOMIN, Fátima Elizabeti
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia.
Educação Ambiental
topic Percepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia.
Educação Ambiental
description pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente. Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Agroecologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa fenomenológica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364
10.29286/rep.v24i57.1364
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364
identifier_str_mv 10.29286/rep.v24i57.1364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 615-635
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v24i57
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215597912064