Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364 |
Resumo: | pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente. Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Agroecologia. |
id |
UFMT-3_a9f5f35d274a2a985d19c6014e901e6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1364 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicosPercepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia.Educação Ambientalpesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente. Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Agroecologia.Universidade Federal de Mato Grosso2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa fenomenológica.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/136410.29286/rep.v24i57.1364Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 615-6352238-20970104-596210.29286/rep.v24i57reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364/pdfHERDT, Samyra OrbenMARCOMIN, Fátima Elizabetiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:38Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1364Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:38Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos |
title |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos |
spellingShingle |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos HERDT, Samyra Orben Percepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia. Educação Ambiental |
title_short |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos |
title_full |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos |
title_fullStr |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos |
title_full_unstemmed |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos |
title_sort |
Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos |
author |
HERDT, Samyra Orben |
author_facet |
HERDT, Samyra Orben MARCOMIN, Fátima Elizabeti |
author_role |
author |
author2 |
MARCOMIN, Fátima Elizabeti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HERDT, Samyra Orben MARCOMIN, Fátima Elizabeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia. Educação Ambiental |
topic |
Percepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia. Educação Ambiental |
description |
pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente. Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Agroecologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa fenomenológica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364 10.29286/rep.v24i57.1364 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i57.1364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 615-635 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i57 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215597912064 |