PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOMINICO, Eliane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mesomo LIRA, Aliandra Cristina, Furlan de OLIVEIRA, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450
Resumo: O texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos.
id UFMT-3_b04299a5e2637dd27cd30cbab49b8db2
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11450
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENASInfânciaGovernamentoMichael FoucaultO texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos.Universidade Federal de Mato Grosso2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1145010.29286/rep.v30ijan/dez.11450Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-202238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10083https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10909https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10910https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10911https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10913https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10912Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDOMINICO, Eliane Mesomo LIRA, Aliandra CristinaFurlan de OLIVEIRA, Marta 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11450Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
title PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
spellingShingle PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
DOMINICO, Eliane
Infância
Governamento
Michael Foucault
title_short PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
title_full PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
title_fullStr PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
title_full_unstemmed PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
title_sort PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
author DOMINICO, Eliane
author_facet DOMINICO, Eliane
Mesomo LIRA, Aliandra Cristina
Furlan de OLIVEIRA, Marta
author_role author
author2 Mesomo LIRA, Aliandra Cristina
Furlan de OLIVEIRA, Marta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOMINICO, Eliane
Mesomo LIRA, Aliandra Cristina
Furlan de OLIVEIRA, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Governamento
Michael Foucault
topic Infância
Governamento
Michael Foucault
description O texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450
10.29286/rep.v30ijan/dez.11450
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.11450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10083
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10909
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10910
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10911
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10913
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-20
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989988966236160