PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450 |
Resumo: | O texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos. |
id |
UFMT-3_b04299a5e2637dd27cd30cbab49b8db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11450 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENASInfânciaGovernamentoMichael FoucaultO texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos.Universidade Federal de Mato Grosso2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1145010.29286/rep.v30ijan/dez.11450Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-202238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10083https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10909https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10910https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10911https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10913https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10912Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDOMINICO, Eliane Mesomo LIRA, Aliandra CristinaFurlan de OLIVEIRA, Marta 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11450Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS |
title |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS |
spellingShingle |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS DOMINICO, Eliane Infância Governamento Michael Foucault |
title_short |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_full |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_fullStr |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_full_unstemmed |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS |
title_sort |
PONTOS E CONTRAPONTOS DA INFÂNCIA GOVERNADA: O CONTROLE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS PEQUENAS |
author |
DOMINICO, Eliane |
author_facet |
DOMINICO, Eliane Mesomo LIRA, Aliandra Cristina Furlan de OLIVEIRA, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Mesomo LIRA, Aliandra Cristina Furlan de OLIVEIRA, Marta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOMINICO, Eliane Mesomo LIRA, Aliandra Cristina Furlan de OLIVEIRA, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Governamento Michael Foucault |
topic |
Infância Governamento Michael Foucault |
description |
O texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450 10.29286/rep.v30ijan/dez.11450 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.11450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10083 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10909 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10910 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10911 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10913 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11450/10912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-20 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1788989988966236160 |