OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Vânia Virgens Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: BORGES, Scarlett Giovana, SILVA, Rodrigo Manoel Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13588
Resumo: Nesse ensaio, analisamos as ocupações estudantis das escolas públicas no Brasil, entre 2015 e 2016, em relação ao seu potencial transformador do cotidiano escolar. A Educação em Direitos Humanos é evidenciada, nesse contexto, como vivência e reflexão acerca dos ideais democráticos de cidadania e de justiça social, proposta na ressurgência da práxis educativa. Consideramos que as ocupações estudantis, em sua capacidade comunicativa, colocaram em pauta e em prática a Educação em Direitos Humanos, tomando a escola e a mídia como ruína de seu próprio processo institucional.
id UFMT-3_b089d8caedf52327ef3ae7c71d5bbccc
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13588
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016EducaçãoEducação em Direitos HumanosOcupações EstudantisOcupar RuínasNesse ensaio, analisamos as ocupações estudantis das escolas públicas no Brasil, entre 2015 e 2016, em relação ao seu potencial transformador do cotidiano escolar. A Educação em Direitos Humanos é evidenciada, nesse contexto, como vivência e reflexão acerca dos ideais democráticos de cidadania e de justiça social, proposta na ressurgência da práxis educativa. Consideramos que as ocupações estudantis, em sua capacidade comunicativa, colocaram em pauta e em prática a Educação em Direitos Humanos, tomando a escola e a mídia como ruína de seu próprio processo institucional.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1358810.29286/rep.v32ijan/dez.13588Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 888-9092238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13588/13241Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNASCIMENTO, Vânia Virgens Almeida BORGES, Scarlett GiovanaSILVA, Rodrigo Manoel Dias da 2023-09-19T13:51:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13588Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-09-19T13:51:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
title OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
spellingShingle OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
NASCIMENTO, Vânia Virgens Almeida
Educação
Educação em Direitos Humanos
Ocupações Estudantis
Ocupar Ruínas
title_short OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
title_full OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
title_fullStr OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
title_full_unstemmed OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
title_sort OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016
author NASCIMENTO, Vânia Virgens Almeida
author_facet NASCIMENTO, Vânia Virgens Almeida
BORGES, Scarlett Giovana
SILVA, Rodrigo Manoel Dias da
author_role author
author2 BORGES, Scarlett Giovana
SILVA, Rodrigo Manoel Dias da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Vânia Virgens Almeida
BORGES, Scarlett Giovana
SILVA, Rodrigo Manoel Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação em Direitos Humanos
Ocupações Estudantis
Ocupar Ruínas
topic Educação
Educação em Direitos Humanos
Ocupações Estudantis
Ocupar Ruínas
description Nesse ensaio, analisamos as ocupações estudantis das escolas públicas no Brasil, entre 2015 e 2016, em relação ao seu potencial transformador do cotidiano escolar. A Educação em Direitos Humanos é evidenciada, nesse contexto, como vivência e reflexão acerca dos ideais democráticos de cidadania e de justiça social, proposta na ressurgência da práxis educativa. Consideramos que as ocupações estudantis, em sua capacidade comunicativa, colocaram em pauta e em prática a Educação em Direitos Humanos, tomando a escola e a mídia como ruína de seu próprio processo institucional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13588
10.29286/rep.v32ijan/dez.13588
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13588
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.13588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13588/13241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 888-909
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217554554880