O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiesen, Juares da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Marcos Antônio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330
Resumo: O artigo analisa a produção teórica de pesquisadores que discutem educação do campo identificando-se nela aproximações e distanciamentos com as teorias curriculares. A partir de textos de Caldart e Arroyo, aponta em que aspectos as denominadas pedagogias dos movimentos sociais do campo se vinculam com pressupostos das teorias curriculares e em que medida essas se entrecruzam ou se afastam. Demonstra os vínculos entre as propostas pedagógicas dos movimentos sociais do campo e as teorias curriculares e conclui por uma ainda não explicitada aproximação destas propostas com Freire e com as perspectivas críticas de currículo.
id UFMT-3_b3e5478e010a7a74badfdea4e9dc4f5b
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/330
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curricularesCurrículo. Educação do campo. Movimento. Cultura.Educação no campoO artigo analisa a produção teórica de pesquisadores que discutem educação do campo identificando-se nela aproximações e distanciamentos com as teorias curriculares. A partir de textos de Caldart e Arroyo, aponta em que aspectos as denominadas pedagogias dos movimentos sociais do campo se vinculam com pressupostos das teorias curriculares e em que medida essas se entrecruzam ou se afastam. Demonstra os vínculos entre as propostas pedagógicas dos movimentos sociais do campo e as teorias curriculares e conclui por uma ainda não explicitada aproximação destas propostas com Freire e com as perspectivas críticas de currículo.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33010.29286/rep.v21i45.330Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 13-282238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330/298Thiesen, Juares da SilvaOliveira, Marcos Antônio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/330Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
title O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
spellingShingle O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
Thiesen, Juares da Silva
Currículo. Educação do campo. Movimento. Cultura.
Educação no campo
title_short O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
title_full O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
title_fullStr O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
title_full_unstemmed O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
title_sort O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares
author Thiesen, Juares da Silva
author_facet Thiesen, Juares da Silva
Oliveira, Marcos Antônio de
author_role author
author2 Oliveira, Marcos Antônio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiesen, Juares da Silva
Oliveira, Marcos Antônio de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Educação do campo. Movimento. Cultura.
Educação no campo
topic Currículo. Educação do campo. Movimento. Cultura.
Educação no campo
description O artigo analisa a produção teórica de pesquisadores que discutem educação do campo identificando-se nela aproximações e distanciamentos com as teorias curriculares. A partir de textos de Caldart e Arroyo, aponta em que aspectos as denominadas pedagogias dos movimentos sociais do campo se vinculam com pressupostos das teorias curriculares e em que medida essas se entrecruzam ou se afastam. Demonstra os vínculos entre as propostas pedagógicas dos movimentos sociais do campo e as teorias curriculares e conclui por uma ainda não explicitada aproximação destas propostas com Freire e com as perspectivas críticas de currículo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330
10.29286/rep.v21i45.330
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i45.330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/330/298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 13-28
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i45
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214622736385