Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
DOI: | 10.29286/rep.v25i60.4096 |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4096 |
Resumo: | Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entrevistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.Palavras-chave: Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade. |
id |
UFMT-3_b5a6adcac3041d5358b4a10ce62abc37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4096 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
spelling |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimentoRepresentações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade.Estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por criançasalunas da rede pública de ensino.Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entrevistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.Palavras-chave: Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409610.29286/rep.v25i60.4096Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 699-7192238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4096/2833Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Eliza Moura Pereira daFreire ANDRADE, Daniela Barros da Silva2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4096Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento |
title |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento |
spellingShingle |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento SILVA, Eliza Moura Pereira da Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade. Estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças alunas da rede pública de ensino. SILVA, Eliza Moura Pereira da Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade. Estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças alunas da rede pública de ensino. |
title_short |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento |
title_full |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento |
title_fullStr |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento |
title_full_unstemmed |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento |
title_sort |
Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento |
author |
SILVA, Eliza Moura Pereira da |
author_facet |
SILVA, Eliza Moura Pereira da SILVA, Eliza Moura Pereira da Freire ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire ANDRADE, Daniela Barros da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Freire ANDRADE, Daniela Barros da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Eliza Moura Pereira da Freire ANDRADE, Daniela Barros da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade. Estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças alunas da rede pública de ensino. |
topic |
Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade. Estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças alunas da rede pública de ensino. |
description |
Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entrevistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.Palavras-chave: Representações Socioespaciais. Cidade. Infância. Subjetividade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4096 10.29286/rep.v25i60.4096 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4096 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i60.4096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4096/2833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 699-719 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i60 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1822182907319418880 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29286/rep.v25i60.4096 |