O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Emerson de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SOUZA NETO, João Clemente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11978
Resumo: O texto analisa a influência de Emmanuel Mounier como uma das matrizes que estruturam a pedagogia de Paulo Freire. Tal perspectiva nos conduz a pessoa humana e ao engajamento político como categorias na compreensão do invidíduo, indicando uma metafísica transcendental como fundamento para a educação libertadora. O texto não tem o propósito de fazer um estudo das correntes que constituem o personalismo freireano, mas, estabelece uma reflexão “a partir da abordagem bibliográfica sob o viés da pesquisa qualitativa, tendo a hermenêutica de profundidade como caminho investigativo.” Tal movimento nos conduz as principais obras dos autores quanto a imbricação deste personalismo.
id UFMT-3_bd57765bb79c3e91cef52b6f60032134
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11978
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIERPersonalismo de MounierEngajamento políticoEducação e liberdadePedagogia e Paulo FreireO texto analisa a influência de Emmanuel Mounier como uma das matrizes que estruturam a pedagogia de Paulo Freire. Tal perspectiva nos conduz a pessoa humana e ao engajamento político como categorias na compreensão do invidíduo, indicando uma metafísica transcendental como fundamento para a educação libertadora. O texto não tem o propósito de fazer um estudo das correntes que constituem o personalismo freireano, mas, estabelece uma reflexão “a partir da abordagem bibliográfica sob o viés da pesquisa qualitativa, tendo a hermenêutica de profundidade como caminho investigativo.” Tal movimento nos conduz as principais obras dos autores quanto a imbricação deste personalismo.Universidade Federal de Mato Grosso2023-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1197810.29286/rep.v32ijan/dez.11978Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 24-412238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11978/12219Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessARRUDA, Emerson de SOUZA NETO, João Clemente de 2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11978Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
title O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
spellingShingle O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
ARRUDA, Emerson de
Personalismo de Mounier
Engajamento político
Educação e liberdade
Pedagogia e Paulo Freire
title_short O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
title_full O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
title_fullStr O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
title_full_unstemmed O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
title_sort O PERSONALISMO FREIREANO: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DE EMMANUEL MOUNIER
author ARRUDA, Emerson de
author_facet ARRUDA, Emerson de
SOUZA NETO, João Clemente de
author_role author
author2 SOUZA NETO, João Clemente de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Emerson de
SOUZA NETO, João Clemente de
dc.subject.por.fl_str_mv Personalismo de Mounier
Engajamento político
Educação e liberdade
Pedagogia e Paulo Freire
topic Personalismo de Mounier
Engajamento político
Educação e liberdade
Pedagogia e Paulo Freire
description O texto analisa a influência de Emmanuel Mounier como uma das matrizes que estruturam a pedagogia de Paulo Freire. Tal perspectiva nos conduz a pessoa humana e ao engajamento político como categorias na compreensão do invidíduo, indicando uma metafísica transcendental como fundamento para a educação libertadora. O texto não tem o propósito de fazer um estudo das correntes que constituem o personalismo freireano, mas, estabelece uma reflexão “a partir da abordagem bibliográfica sob o viés da pesquisa qualitativa, tendo a hermenêutica de profundidade como caminho investigativo.” Tal movimento nos conduz as principais obras dos autores quanto a imbricação deste personalismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11978
10.29286/rep.v32ijan/dez.11978
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11978
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.11978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11978/12219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 24-41
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217467523072