Representações Sociais do uso popular de plantas medicinais: experiência em uma comunidade rural
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3267 |
Resumo: | O artigo é um recorte da pesquisa realizada com crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal e suas respectivas mães e avós, em uma comunidade rural localizada em Joinville-SC. O objetivo centrou-se na busca das representações sociais, culturais e econômicas do uso popular de plantas medicinais pela comunidade. Utilizou-se da metodologia qualitativa fundamentada na teoria das representações sociais e no método fenomenológico. Observou-se que a maioria da população estudada tem alguma espécie de planta medicinal cultivada nas hortas caseiras. E a forma mais comum do uso dessas plantas é o chá, ou infusão, e emplastro. Representações Sociais. Plantas Medicinais. Educação Ambiental. |
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Representações Sociais do uso popular de plantas medicinais: experiência em uma comunidade ruralRepresentações Sociais. Plantas Medicinais. Educação Ambiental.Educação AmbientalO artigo é um recorte da pesquisa realizada com crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal e suas respectivas mães e avós, em uma comunidade rural localizada em Joinville-SC. O objetivo centrou-se na busca das representações sociais, culturais e econômicas do uso popular de plantas medicinais pela comunidade. Utilizou-se da metodologia qualitativa fundamentada na teoria das representações sociais e no método fenomenológico. Observou-se que a maioria da população estudada tem alguma espécie de planta medicinal cultivada nas hortas caseiras. E a forma mais comum do uso dessas plantas é o chá, ou infusão, e emplastro. Representações Sociais. Plantas Medicinais. Educação Ambiental.Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/326710.29286/rep.v27i64.3267Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 159-1782238-20970104-596210.29286/rep.v27i64reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3267/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaldin, NelmaReal Acosta, Patricia Mary2017-12-30T15:56:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3267Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-12-30T15:56:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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