Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524 |
Resumo: | O presente artigo revela estudos sobre o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFMT/Campus de Rondonópolis, tendo por base sua nova proposta de desenvolvimento apresentada pelo Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, permeou todo o trabalho, sendo os sujeitos dois professores da escola pública onde se desenvolveu a proposta ressignificada do estágio centrado na teoria de Paulo Freire, com o Tema Gerador. Os resultados apontaram um estágio com apreciação positiva por parte dos professores da escola pública, contribuindo para a adoção de novas práticas e metodologia diferenciada para o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Who teach about learn at probation and curriculum Course of Pedagogy?AbstractThis article shows studies on the Stage Curriculum Course of Pedagogy in their proposed new development by the Department of Education’s Institute for Social and Human Sciences Campus of the University of Rondonopolis / UFMT. The search for a qualitative approach permeated the entire work is the subject of two teachers public school where he developed the proposal resignified the stage centered on the theory of Paulo Freire with the Theme Generator. The results showed an internship with positive assessment by teachers of public schools, contributing to the adoption of new practices and differentiated approach to teaching in the early years of elementary school.Key words: Stage supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação.Tema generator. R. |
id |
UFMT-3_ceaa203fec44058f0e3c0291d1100001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/524 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador.Ensio e AprendizagemO presente artigo revela estudos sobre o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFMT/Campus de Rondonópolis, tendo por base sua nova proposta de desenvolvimento apresentada pelo Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, permeou todo o trabalho, sendo os sujeitos dois professores da escola pública onde se desenvolveu a proposta ressignificada do estágio centrado na teoria de Paulo Freire, com o Tema Gerador. Os resultados apontaram um estágio com apreciação positiva por parte dos professores da escola pública, contribuindo para a adoção de novas práticas e metodologia diferenciada para o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Who teach about learn at probation and curriculum Course of Pedagogy?AbstractThis article shows studies on the Stage Curriculum Course of Pedagogy in their proposed new development by the Department of Education’s Institute for Social and Human Sciences Campus of the University of Rondonopolis / UFMT. The search for a qualitative approach permeated the entire work is the subject of two teachers public school where he developed the proposal resignified the stage centered on the theory of Paulo Freire with the Theme Generator. The results showed an internship with positive assessment by teachers of public schools, contributing to the adoption of new practices and differentiated approach to teaching in the early years of elementary school.Key words: Stage supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação.Tema generator. R.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/52410.29286/rep.v18i36.524Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 89-1052238-20970104-596210.29286/rep.v18i36reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524/446ROCHA, Simone Albuquerque dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/524Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? |
title |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? |
spellingShingle |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? ROCHA, Simone Albuquerque da Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador. Ensio e Aprendizagem |
title_short |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? |
title_full |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? |
title_fullStr |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? |
title_full_unstemmed |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? |
title_sort |
Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia? |
author |
ROCHA, Simone Albuquerque da |
author_facet |
ROCHA, Simone Albuquerque da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Simone Albuquerque da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador. Ensio e Aprendizagem |
topic |
Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador. Ensio e Aprendizagem |
description |
O presente artigo revela estudos sobre o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFMT/Campus de Rondonópolis, tendo por base sua nova proposta de desenvolvimento apresentada pelo Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, permeou todo o trabalho, sendo os sujeitos dois professores da escola pública onde se desenvolveu a proposta ressignificada do estágio centrado na teoria de Paulo Freire, com o Tema Gerador. Os resultados apontaram um estágio com apreciação positiva por parte dos professores da escola pública, contribuindo para a adoção de novas práticas e metodologia diferenciada para o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Who teach about learn at probation and curriculum Course of Pedagogy?AbstractThis article shows studies on the Stage Curriculum Course of Pedagogy in their proposed new development by the Department of Education’s Institute for Social and Human Sciences Campus of the University of Rondonopolis / UFMT. The search for a qualitative approach permeated the entire work is the subject of two teachers public school where he developed the proposal resignified the stage centered on the theory of Paulo Freire with the Theme Generator. The results showed an internship with positive assessment by teachers of public schools, contributing to the adoption of new practices and differentiated approach to teaching in the early years of elementary school.Key words: Stage supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação.Tema generator. R. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524 10.29286/rep.v18i36.524 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v18i36.524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524/446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 89-105 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v18i36 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215110324224 |