Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Simone Albuquerque da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524
Resumo: O presente artigo revela estudos sobre o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFMT/Campus de Rondonópolis, tendo por base sua nova proposta de desenvolvimento apresentada pelo Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, permeou todo o trabalho, sendo os sujeitos dois professores da escola pública onde se desenvolveu a proposta ressignificada do estágio centrado na teoria de Paulo Freire, com o Tema Gerador. Os resultados apontaram um estágio com apreciação positiva por parte dos professores da escola pública, contribuindo para a adoção de novas práticas e metodologia diferenciada para o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Who teach about learn at probation and curriculum Course of Pedagogy?AbstractThis article shows studies on the Stage Curriculum Course of Pedagogy in their proposed new development by the Department of Education’s Institute for Social and Human Sciences Campus of the University of Rondonopolis / UFMT. The search for a qualitative approach permeated the entire work is the subject of two teachers public school where he developed the proposal resignified the stage centered on the theory of Paulo Freire with the Theme Generator. The results showed an internship with positive assessment by teachers of public schools, contributing to the adoption of new practices and differentiated approach to teaching in the early years of elementary school.Key words: Stage supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação.Tema generator. R.
id UFMT-3_ceaa203fec44058f0e3c0291d1100001
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/524
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador.Ensio e AprendizagemO presente artigo revela estudos sobre o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFMT/Campus de Rondonópolis, tendo por base sua nova proposta de desenvolvimento apresentada pelo Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, permeou todo o trabalho, sendo os sujeitos dois professores da escola pública onde se desenvolveu a proposta ressignificada do estágio centrado na teoria de Paulo Freire, com o Tema Gerador. Os resultados apontaram um estágio com apreciação positiva por parte dos professores da escola pública, contribuindo para a adoção de novas práticas e metodologia diferenciada para o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Who teach about learn at probation and curriculum Course of Pedagogy?AbstractThis article shows studies on the Stage Curriculum Course of Pedagogy in their proposed new development by the Department of Education’s Institute for Social and Human Sciences Campus of the University of Rondonopolis / UFMT. The search for a qualitative approach permeated the entire work is the subject of two teachers public school where he developed the proposal resignified the stage centered on the theory of Paulo Freire with the Theme Generator. The results showed an internship with positive assessment by teachers of public schools, contributing to the adoption of new practices and differentiated approach to teaching in the early years of elementary school.Key words: Stage supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação.Tema generator. R.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/52410.29286/rep.v18i36.524Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 89-1052238-20970104-596210.29286/rep.v18i36reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524/446ROCHA, Simone Albuquerque dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/524Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
title Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
spellingShingle Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
ROCHA, Simone Albuquerque da
Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador.
Ensio e Aprendizagem
title_short Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
title_full Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
title_fullStr Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
title_full_unstemmed Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
title_sort Quem ensina e quem aprende no estágio curricular do Curso de Pedagogia?
author ROCHA, Simone Albuquerque da
author_facet ROCHA, Simone Albuquerque da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Simone Albuquerque da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador.
Ensio e Aprendizagem
topic Estágio supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação. Tema gerador.
Ensio e Aprendizagem
description O presente artigo revela estudos sobre o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFMT/Campus de Rondonópolis, tendo por base sua nova proposta de desenvolvimento apresentada pelo Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, permeou todo o trabalho, sendo os sujeitos dois professores da escola pública onde se desenvolveu a proposta ressignificada do estágio centrado na teoria de Paulo Freire, com o Tema Gerador. Os resultados apontaram um estágio com apreciação positiva por parte dos professores da escola pública, contribuindo para a adoção de novas práticas e metodologia diferenciada para o trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Who teach about learn at probation and curriculum Course of Pedagogy?AbstractThis article shows studies on the Stage Curriculum Course of Pedagogy in their proposed new development by the Department of Education’s Institute for Social and Human Sciences Campus of the University of Rondonopolis / UFMT. The search for a qualitative approach permeated the entire work is the subject of two teachers public school where he developed the proposal resignified the stage centered on the theory of Paulo Freire with the Theme Generator. The results showed an internship with positive assessment by teachers of public schools, contributing to the adoption of new practices and differentiated approach to teaching in the early years of elementary school.Key words: Stage supervisionado. Pedagogia. Intervenção-ação.Tema generator. R.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524
10.29286/rep.v18i36.524
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524
identifier_str_mv 10.29286/rep.v18i36.524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/524/446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 89-105
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v18i36
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215110324224