Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, ROCHA, Simone Albuquerque, DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307
Resumo: A literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do conhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores alfabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Palavras-chave: Casos de Ensino. Formação de Professores. Alfabetização.
id UFMT-3_d37a63943676a1718573e0c88a6a0493
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2307
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formaçãoAlfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores.Formação de professoresA literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do conhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores alfabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Palavras-chave: Casos de Ensino. Formação de Professores. Alfabetização.Universidade Federal de Mato Grosso2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/230710.29286/rep.v26i61.2307Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 13-302238-20970104-596210.29286/rep.v26i61reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307/pdfRODRIGUES, Ádria Maria RibeiroMIZUKAMI, Maria da Graça NicolettiROCHA, Simone AlbuquerqueDOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlatiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T23:52:02Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2307Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-05-03T23:52:02Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
title Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
spellingShingle Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro
Alfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores.
Formação de professores
title_short Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
title_full Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
title_fullStr Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
title_full_unstemmed Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
title_sort Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
author RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro
author_facet RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti
ROCHA, Simone Albuquerque
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati
author_role author
author2 MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti
ROCHA, Simone Albuquerque
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti
ROCHA, Simone Albuquerque
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores.
Formação de professores
topic Alfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores.
Formação de professores
description A literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do conhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores alfabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Palavras-chave: Casos de Ensino. Formação de Professores. Alfabetização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307
10.29286/rep.v26i61.2307
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i61.2307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 13-30
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i61
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215953379328