Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307 |
Resumo: | A literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do conhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores alfabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Palavras-chave: Casos de Ensino. Formação de Professores. Alfabetização. |
id |
UFMT-3_d37a63943676a1718573e0c88a6a0493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2307 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formaçãoAlfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores.Formação de professoresA literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do conhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores alfabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Palavras-chave: Casos de Ensino. Formação de Professores. Alfabetização.Universidade Federal de Mato Grosso2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/230710.29286/rep.v26i61.2307Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 13-302238-20970104-596210.29286/rep.v26i61reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307/pdfRODRIGUES, Ádria Maria RibeiroMIZUKAMI, Maria da Graça NicolettiROCHA, Simone AlbuquerqueDOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlatiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T23:52:02Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2307Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-05-03T23:52:02Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação |
title |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação |
spellingShingle |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro Alfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores. Formação de professores |
title_short |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação |
title_full |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação |
title_fullStr |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação |
title_full_unstemmed |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação |
title_sort |
Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação |
author |
RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro |
author_facet |
RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ROCHA, Simone Albuquerque DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati |
author_role |
author |
author2 |
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ROCHA, Simone Albuquerque DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ROCHA, Simone Albuquerque DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores. Formação de professores |
topic |
Alfabetização. Casos de Ensino. Formação de Professores. Formação de professores |
description |
A literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do conhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores alfabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Palavras-chave: Casos de Ensino. Formação de Professores. Alfabetização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307 10.29286/rep.v26i61.2307 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i61.2307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2307/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 13-30 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i61 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215953379328 |