A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507 |
Resumo: | Este estudo investigou a percepção de quatro alunos com Doença Falciforme (DF) em rela- ção à doença e ao contexto escolar, a partir de uma abordagem exploratória. O comportamento dos alunos com DF indica que se sentem mais seguros sob os cuidados de seus pais. No contexto escolar os alunos não percebem diferença no tratamento por parte dos professores. O relacionamento com os colegas geralmente ocorre de forma tímida e retraída por parte dos alunos com DF. A inserção do aluno com doen- ça crônica no contexto escolar requer abertura e intencionalidade por parte da escola.Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica. |
id |
UFMT-3_d9a1ba367c0c70b158145f062e341275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5507 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia FalciformeDoença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.Anemia falciforme no contexto escolarEste estudo investigou a percepção de quatro alunos com Doença Falciforme (DF) em rela- ção à doença e ao contexto escolar, a partir de uma abordagem exploratória. O comportamento dos alunos com DF indica que se sentem mais seguros sob os cuidados de seus pais. No contexto escolar os alunos não percebem diferença no tratamento por parte dos professores. O relacionamento com os colegas geralmente ocorre de forma tímida e retraída por parte dos alunos com DF. A inserção do aluno com doen- ça crônica no contexto escolar requer abertura e intencionalidade por parte da escola.Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/550710.29286/rep.v26i62/2.5507Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 675-6932238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507/3629Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBRITO, NeusaLIMA, Tânia MariaDIAS, Tatiane LebreENUMO, Sônia Regina Fiorim2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5507Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme |
title |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme |
spellingShingle |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme BRITO, Neusa Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica. Anemia falciforme no contexto escolar |
title_short |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme |
title_full |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme |
title_fullStr |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme |
title_full_unstemmed |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme |
title_sort |
A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme |
author |
BRITO, Neusa |
author_facet |
BRITO, Neusa LIMA, Tânia Maria DIAS, Tatiane Lebre ENUMO, Sônia Regina Fiorim |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Tânia Maria DIAS, Tatiane Lebre ENUMO, Sônia Regina Fiorim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Neusa LIMA, Tânia Maria DIAS, Tatiane Lebre ENUMO, Sônia Regina Fiorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica. Anemia falciforme no contexto escolar |
topic |
Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica. Anemia falciforme no contexto escolar |
description |
Este estudo investigou a percepção de quatro alunos com Doença Falciforme (DF) em rela- ção à doença e ao contexto escolar, a partir de uma abordagem exploratória. O comportamento dos alunos com DF indica que se sentem mais seguros sob os cuidados de seus pais. No contexto escolar os alunos não percebem diferença no tratamento por parte dos professores. O relacionamento com os colegas geralmente ocorre de forma tímida e retraída por parte dos alunos com DF. A inserção do aluno com doen- ça crônica no contexto escolar requer abertura e intencionalidade por parte da escola.Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507 10.29286/rep.v26i62/2.5507 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i62/2.5507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507/3629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 675-693 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i62/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216425238528 |