A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Neusa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LIMA, Tânia Maria, DIAS, Tatiane Lebre, ENUMO, Sônia Regina Fiorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507
Resumo: Este estudo investigou a percepção de quatro alunos com Doença Falciforme (DF) em rela- ção à doença e ao contexto escolar, a partir de uma abordagem exploratória. O comportamento dos alunos com DF indica que se sentem mais seguros sob os cuidados de seus pais. No contexto escolar os alunos não percebem diferença no tratamento por parte dos professores. O relacionamento com os colegas geralmente ocorre de forma tímida e retraída por parte dos alunos com DF. A inserção do aluno com doen- ça crônica no contexto escolar requer abertura e intencionalidade por parte da escola.Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.
id UFMT-3_d9a1ba367c0c70b158145f062e341275
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5507
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia FalciformeDoença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.Anemia falciforme no contexto escolarEste estudo investigou a percepção de quatro alunos com Doença Falciforme (DF) em rela- ção à doença e ao contexto escolar, a partir de uma abordagem exploratória. O comportamento dos alunos com DF indica que se sentem mais seguros sob os cuidados de seus pais. No contexto escolar os alunos não percebem diferença no tratamento por parte dos professores. O relacionamento com os colegas geralmente ocorre de forma tímida e retraída por parte dos alunos com DF. A inserção do aluno com doen- ça crônica no contexto escolar requer abertura e intencionalidade por parte da escola.Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/550710.29286/rep.v26i62/2.5507Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 675-6932238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507/3629Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBRITO, NeusaLIMA, Tânia MariaDIAS, Tatiane LebreENUMO, Sônia Regina Fiorim2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5507Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
title A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
spellingShingle A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
BRITO, Neusa
Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.
Anemia falciforme no contexto escolar
title_short A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
title_full A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
title_fullStr A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
title_full_unstemmed A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
title_sort A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme
author BRITO, Neusa
author_facet BRITO, Neusa
LIMA, Tânia Maria
DIAS, Tatiane Lebre
ENUMO, Sônia Regina Fiorim
author_role author
author2 LIMA, Tânia Maria
DIAS, Tatiane Lebre
ENUMO, Sônia Regina Fiorim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Neusa
LIMA, Tânia Maria
DIAS, Tatiane Lebre
ENUMO, Sônia Regina Fiorim
dc.subject.por.fl_str_mv Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.
Anemia falciforme no contexto escolar
topic Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.
Anemia falciforme no contexto escolar
description Este estudo investigou a percepção de quatro alunos com Doença Falciforme (DF) em rela- ção à doença e ao contexto escolar, a partir de uma abordagem exploratória. O comportamento dos alunos com DF indica que se sentem mais seguros sob os cuidados de seus pais. No contexto escolar os alunos não percebem diferença no tratamento por parte dos professores. O relacionamento com os colegas geralmente ocorre de forma tímida e retraída por parte dos alunos com DF. A inserção do aluno com doen- ça crônica no contexto escolar requer abertura e intencionalidade por parte da escola.Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507
10.29286/rep.v26i62/2.5507
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i62/2.5507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507/3629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 675-693
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i62/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216425238528